Divisor de águas

Marquinhos vê confronto contra Paranavaí como divisor de águas

A partida de hoje a noite, às 22h, contra o Paranavaí, válida pela 2.ª rodada do returno, é encarada pelo técnico Marquinhos Santos como um divisor de águas dentro do planejamento do Coritiba para a temporada. Para o treinador, o jogo sela o fim dos ajustes na equipe titular, que no seu entendimento já possui padrão tático e base definidos. É a última oportunidade para experiências, para a qual o treinador promoveu três alterações – todas do meio pra frente. Contra o Vermelhinho, Lincoln, Rafinha e Júlio Cesar serão titulares. “No começo do campeonato eu falei que faria ajustes até a segunda rodada do returno. A partir daí, a gente começa a formatar a equipe considerada titular, dando um padrão e continuidade para a sequência da temporada”, garante.

Com o fim decretado para hoje, o rodízio de sistemas táticos e jogadores perdurou por exatos 52 dias no Coritiba. Ao longo de 12 jogos, desde o inicio do Campeonato Paranaense, Marquinhos Santos utilizou ao menos três sistemas táticos diferentes, alternando a equipe no 3-5-2, 4-4-2 e 4-3-3. Além disso, entre erros e acertos, fez testes em diferentes posições do time. Os zagueiros Chico e Leandro Almeida, além dos laterais Patric e Eltinho, deram certo e formam o sistema defensivo à frente do goleiro Vanderlei. Por sua vez, o treinador procurou dar sequência aos atacantes Ruidiaz e Arthur, que não corresponderam, e ainda chegou a atuar com Júlio Cesar e Deivid juntos.

Criticado pela alta rotatividade de jogadores na formação principal, o técnico lembra que é justamente esse o momento de realizar ajustes e afinar a sintonia das peças para a temporada. “Na pré-temporada eu já montei a equipe, mas em função de lesões acabou prejudicando um pouco o andamento desse processo. Mas a equipe e a formatação tática já estão definidas na minha cabeça. É bom frisar isso, porque já ouvi situações de que estou mexendo muito na equipe. Mas o momento de ajustar os sistemas é esse, não vai ser na Copa do Brasil ou no Brasileiro”, disse.

No treinamento realizado ontem pela manhã, no Couto Pereira, Marquinhos Santos já definiu quem enfrenta o ACP. A principal novidade é o meia Lincoln, que ganha a vaga de Djair. Rafinha, recuperado de lesão, e Júlio Cesar substituem os machucados Arthur e Deivid.

Paranavaí

Vindo de quatro derrotas seguidas, o Paranavaí recebe o Coritiba disposto a afastar a crise. O mais recente revés foi para o J Malucelli (3 x1) pela abertura do returno. O técnico Zezito, que assumiu o comando da equipe justamente contra o Jotinha, quer a reabilitação do Vermelhinho dentro do campeonato, e promete ir pra cima do Coxa. “Tentaremos a vitória. Eles não jogam com 12. A vitória não é impossível”, disse.