Antônio Lopes vai ter que se explicar pro STJD

O atual diretor de futebol do Atlético, Antônio Lopes, deverá ser um dos que serão chamados a depor no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que terá a incumbência de investigar a denúncia feita na semana passada pelo presidente do Sport Recife, Luciano Bivar, o qual teria pagado propina para que o ex-jogador Leomar fosse convocado para disputar a Copa das Confederações de 2001 pela Seleção Brasileira. Além de Lopes, diretor técnico de seleções na ocasião, o técnico Émerson Leão e o ex-jogador também serão ouvidos.

O procurador do STJD, Paulo Schimtt, fez o requerimento de investigação do caso e os fatos deverão ser analisados nos próximos 15 dias. Depois de toda a investigação, os autos do processo, juntamente com as provas colhidas neste período, serão levadas à procuradoria do STJD para que a denúncia seja finalmente elaborada.

Schimtt considerou grave a informação trazida à tona pelo presidente do Sport Recife e adiantou que, independentemente da comprovação ou não do pagamento de propina para que Leomar vestisse a camisa da Seleção Brasileira, o dirigente do time pernambucano sofrerá as consequências. “É muito grave a acusação feita. Tudo tem que ser muito bem apurado e, se for comprovado o que o presidente do Sport está afirmando, vamos tomar as providências cabíveis. O dirigente deverá responder independente[mente] do resultado da investigação. Ele errou se financiou ou intermediou a colocação do jogador na Seleção e também se levantou uma afirmação falsa”, avisou Schimtt.

Na semana passada, Luciano Bivar, em entrevista à Rádio Transamérica de Recife, confirmou que teria pagado propina para que Leomar fosse convocado para o selecionado brasileiro.