Ataque do Paraná Clube ainda precisa de uns remendos

Eficaz e encaixado na marcação, o Paraná Clube ainda busca a formação ideal para seu ataque. Este é o saldo após doze jogos disputados no Campeonato Paranaense. O técnico Toninho Cecílio já utilizou oito jogadores e oito combinações distintas, ainda sem conseguir o resultado esperado. Adepto do 4-3-3, o treinador já estuda a possibilidade de abrir mão de um atacante para reforçar o meio-campo. “Trabalhamos sempre com essas duas possibilidades, com três atacantes ou num tradicional 4-4-2. Depende muito do jogo, do adversário”, diz Cecílio, que agora busca dar força aos garotos Júlio César e Carlinhos, titulares das duas últimas partidas. “Tem jogo onde você deve ser mais ousado, priorizando força e velocidade. Em outros, é preciso fortalecer mais a marcação. É normal testarmos todas as possibilidades”, comentou o treinador.

Ao longo do 1.º turno, durante muito tempo Toninho Cecílio não teve condições de escalar um atacante de referência. Mesmo sem Reinaldo e J.J. Morales, improvisou Paulo Renê e armou o time no 4-3-3. Esse foi o esquema aplicado em nove dos doze jogos realizados. Somente em três oportunidades – contra Londrina, Operário e Rio Branco -, o técnico trocou um atacante por maior ocupação dos espaços no meio-campo. A predileção pelo esquema teoricamente mais ousado se justifica pelas características dos meias do atual elenco.

Para Cecílio, Lúcio Flávio e Welington têm um perfil de jogo similar. “São organizadores. Você até tem maior posse de bola, mas eles não têm a característica de chegar com força à frente”, justifica o treinador. O clube chegou a procurar um meio-campo com essas características, mas as negociações, segundo o gerente de futebol Alex Brasil, não evoluíram. Toninho mantém sua postura de só debater essas questões internamente e encara com tranquilidade o fato de contar com atletas jovens para o ataque. “Trouxemos o Reinaldo e o J.J. Morales e me comprometi a dar espaço para esses garotos. É o que estamos fazendo”, disse Cecílio.

O treinador, é claro, não contava com a fase ruim de Luisinho, titular absoluto do Tricolor na temporada passada. “Isso faz parte do futebol. Estou dando oportunidades para o Júlio César e para o Carlinhos, e eles têm me dado uma resposta muito positiva. É preciso ter calma com os meninos”, avisou. Toninho Cecílio define no treino desta tarde o time para encarar o Toledo, amanhã, na Vila Capanema.