‘Apito amigo’ deixa elenco do Coritiba preocupado

Acusado de ter sido beneficiado pela arbitragem em partidas do 1.º turno do Campeonato Paranaense, chegou a vez de o Coritiba se rebelar contra o apito. No empate de domingo – 1 x 1 contra o Operário -, o clube reclama de pelo menos dois lances em que teria sido prejudicado pelo trio comandado por Fábio Filipus. A ponto de o técnico Marquinhos Santos, sempre comedido em suas declarações, ter ficado na bronca. “Não gosto de comentar sobre arbitragem, mas acho que dois lances não marcados foram cruciais para o resultado. Nós queremos apenas que a arbitragem seja correta. Não é transferir a responsabilidade, mas não podemos ser punidos por algo que ocorreu uma rodada atrás”, disse, referindo-se à partida contra o Londrina.

Ambos os lances contestados por Marquinhos Santos ocorreram na etapa final de jogo. O primeiro seria um pênalti sobre o jogador Djair, logo na primeira investida do Coxa no 2.º tempo. O volante recebeu a bola e caiu dentro da pequena área. Fábio Filipus no entanto, nada assinalou. O segundo lance, contudo, foi mais contundente, e abre margem à discussão. Aos 30 minutos, após o atacante Ruidiaz receber lançamento pela esquerda e carimbar a trave direita do goleiro Silvio, o lateral Patric, atrás da linha da zaga, escorou para as redes. Seria o gol da vitória alviverde.

Apesar da reclamação, Marquinhos Santos garante que os lances não são desculpas pelo empate, cedido nos últimos minutos de jogo. “Eu acho que o pênalti aconteceu, logo no primeiro lance do segundo tempo, onde o Djair foi agarrado dentro da área. Já o gol do Patric não estava impedido. Mas não é desculpa. Sofremos o gol por uma desatenção nossa”, salienta.

Por causa de uma suposta “marcação” da arbitragem e do empenho dos adversários em conquistar o 2.º turno, Marquinhos Santos crê que a fase atual do campeonato será mais complicada. “O segundo turno será ainda mais difícil em função de que as equipes vão procurar diminuir o nosso ímpeto. Teremos adversários com uma proposta de jogar extremamente retrancados em busca de uma bola só”, avalia.