Risco de armação de resultados na Copa preocupa Fifa

Envolvida na investigação de diversos casos de manipulação de resultados ao redor do mundo, a Fifa está preocupada com eventuais casos de armação em jogos da Copa das Confederações, neste ano, e da Copa do Mundo de 2014.

Por essa razão, a entidade pretende dar atenção especial ao tema em evento a ser realizado em Salvador, nos dias 10 e 11 de abril. O workshop será liderado pelo gerente de segurança da Fifa, Serge Dumortier, e contará com membros do Comitê Organizador Local (COL) da Copa e da CBF.

O objetivo do encontro será discutir a integridade do esporte e quais medidas podem ser adotadas para evitar que a armação de resultados contaminem o futebol e as principais competições organizadas pela Fifa.

O workshop foi confirmado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro após mesa-redonda organizada para discutir as estruturas de segurança da Copa das Confederações e do Mundial. O evento reuniu ainda integrantes do COL e dos Ministérios da Justiça e da Defesa.

“Nenhuma federação, nenhum país e nenhuma competição está imune a esse problema [da manipulação de resultados]. Mas nunca encontramos nenhuma evidência de armação em jogos de Copa do Mundo. O que não significa que não devemos nos precaver”, afirmou Dumortier, que disse estar fazendo palestras com árbitros e times sobre os perigos e eventuais punições para quem participar de esquemas de manipulação de resultado.

O gerente de segurança da Fifa afirmou ainda que a entidade conduz estudo sobre corrupção no futebol há pelo dois anos, quando firmou convênio com a Interpol.

Voltar ao topo