Fifa diz confiar na entrega do Maracanã em 27 de abril

Depois de reunião a portas fechadas no Palácio Guanabara, realizada na última manhã na sede do governo do Rio, a Fifa divulgou nota oficial nesta sexta-feira afirmando que confia na entrega do Maracanã no último prazo estabelecido pelo governador Sérgio Cabral (PMDB): 27 de abril. Na data prevista, estipulada esta semana por Cabral, será realizado o primeiro evento-teste do estádio antes da Copa das Confederações. O Maracanã receberá seu primeiro jogo da competição em 16 de junho, outro no dia 20 e a decisão, em 30 de junho.

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, voltou na última quinta-feira para a Suíça e não participou da reunião. Representando o organismo que controla o futebol mundial estavam o diretor geral do escritório da entidade no Brasil, Ron DelMont, e o diretor executivo do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014, Ricardo Trade. O governador Sérgio Cabral também não participou da reunião e foi representado pelo secretário estadual de Casa Civil, Régis Fichtner.

Nenhum dos presentes concedeu entrevista; a Fifa somente divulgou um comunicado uma hora após o fim da reunião. “Sabemos que não temos um cronograma fácil, mas o Maracanã estará pronto para receber eventos-teste no dia 27 de abril. No total, organizaremos dois eventos fechados e um grande evento para o público como parte da preparação para a Copa das Confederações”, disse Fichtner à Fifa.

O secretário confirmou à Fifa que o amistoso entre Brasil e Inglaterra, em 2 de junho, será com “capacidade máxima” no mais tradicional estádio do País. Segundo o diretor do escritório da entidade no Brasil, o governo do Rio “reiterou seu compromisso em concluir a reforma do Maracanã na data acordada”. “Nós temos agora uma visão clara e em conjunto dos requerimentos que envolvem o cronograma da entrega do estádio para a Copa das Confederações”, disse Ron DelMont.

O presidente da construtora Odebrecht, Benedicto da Silva Junior, afirmou que o consórcio responsável pela obra fará “todos os esforços para entregar plenamente todas as melhorias até o dia 27 de abril”.

“Nós temos 6,5 mil pessoas trabalhando diariamente para atingir o objetivo estabelecido”, disse Silva Junior. Equipes técnicas do estádio e do COL vão se reunir semanalmente para que o Maracanã possa ser entregue a tempo.

Voltar ao topo