Espanha tenta aprovar nova lei mais dura contra o doping

A Espanha apresentou oficialmente nesta sexta-feira um projeto de lei, que ainda precisará ser aprovado pelo parlamento do país, para combater de forma mais rígida o uso de substâncias ilegais no esporte nacional e ficar em conformidade com as exigências da Agência Mundial Antidoping (Wada). A provável aprovação de uma legislação mais severa contra o doping também servirá para ajudar a impulsionar a candidatura de Madri a sede dos Jogos Olímpicos de 2020.

O Ministro do Esporte da Espanha, Jose Ignacio Wert, afirmou que, uma vez que o projeto de lei passar pelo parlamento, “a impressão é de que a falta de dureza (do país) contra o doping irá desaparecer”.

O projeto de lei inclui o aumento do número de exames antidoping, que poderão ser realizados até em horários incomuns, no período entre às 23 horas e às 6 horas do dia seguinte, prevê a aplicação de multas de mais de 400 mil euros (cerca de US$ 520 mil) e cria uma nova agência nacional antidoping, com poderes maiores do que a atual.

A primeira lei antidoping da Espanha foi aprovada em 2006. A ausência anterior de uma legislação contra o doping ainda prejudica a imagem do país no combate a este tipo de prática e também complica investigações da polícia local, como por exemplo a que ficou conhecida como Operação Porto. Ela apura um famoso caso de doping sanguíneo no país, que está sendo julgado por um tribunal de Madri.

Jose Ignacio Wert disse que o governo da Espanha tentará apressar a aprovação deste projeto de lei e espera que o mesmo esteja em vigor a partir de “junho ou julho”.

A tentativa de aprovar uma nova lei antidoping mais rígida acontece em um momento considerado chave para Madri em sua luta para ser a sede da Olimpíada de 2020, sendo que a comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) irá visitar a capital espanhola entre os próximos dias 18 e 21 de março, período em que também discutirá as novas medidas antidoping propostas pelos espanhóis.

Madri lutará para ser sede de uma Olimpíada pela terceira vez consecutiva, e agora compete contra Tóquio e Istambul por esta honraria. A cidade escolhida pelo COI para abrigar os Jogos de 2020 será revelada em setembro.

“Candidaturas anteriores de Madri foram questionadas por alguns setores por causa da legislação antidoping da Espanha. Esta lei reforça a sua candidatura”, disse Wert, ao destacar a importância deste novo esforço do país contra o doping.

Voltar ao topo