Iaaf descobre seis casos de doping no Mundial de 2005

Seis atletas da Rússia e da Bielo-Rússia, incluindo três medalhistas de ouro e dois medalhistas de prata, deram positivo em novas avaliações de exames antidoping que tinham sido feitos durante o Mundial de Atletismo de 2005, realizado em Helsinque, revelou nesta sexta-feira a Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês).

A arremessadora de peso bielo-russa Nadzeya Ostapchuk, que também tinha perdido sua medalha de ouro olímpica dos Jogos de Londres, por doping, é um dos seis atletas pegos pela Iaaf. Ela venceu a disputa do arremesso de peso no Mundial de 2005 e ficou na segunda posição em 2003, 2007 e 2011.

Os outros dois medalhistas de ouro no Mundial de 2005 que deram positivo foram do lançamento de martelo: o bielo-russo Ivan Tsikhan e a russa Olga Kuzenkova. Tsikhan conquistou a medalha de bronze olímpica em 2008, e originalmente terminou em segundo lugar em 2004, nos Jogos de Atenas, antes de perder a sua prata por doping. Ele também ganhou o ouro nos Mundiais de 2003 e 2007. Kuzenkova ganhou a medalha de ouro olímpica em 2004.

A Iaaf revelou que os outros três atletas flagrados são o bielo-russo Vadim Devyatovskiy, que ficou em segundo lugar na disputa do lançamento de martelo em 2005, a russa Tatyana Kotova, que terminou na segunda posição no salto em distância, e o bielo-russo Andrei Mikhnevich, sexta colocada no arremesso de peso, mas que foi campeão mundial em 2003.

Assim, a Iaaf abriu processos disciplinares contra os seis atletas. A entidade não revelou para quais substâncias os competidores deram positivo. “A mensagem da Iaaf para trapaceadores é cada vez mais clara que, com os constantes avanços que estão sendo feitos na detecção de doping, não há lugar para se esconderem”, disse, em um comunicado, Lamine Diack, presidente da Iaaf.

Voltar ao topo