Conmebol aplica multa de US$ 10 mil ao San José

Depois de reduzir a pena do Corinthians e liberar a presença da torcida alvinegra nos jogos em casa pela Libertadores, o Tribunal Disciplinar da Conmebol julgou o San José, da Bolívia, por permitir a entrada de torcedores com sinalizadores na partida em que o garoto Kevin Espada foi morto. A equipe boliviana terá que pagar uma multa de 10 mil dólares, cerca de R$ 20 mil.

Quando foi punido provisoriamente com a proibição da entrada de torcedores em todos os seus jogos na Libertadores, o Corinthians cobrou que a Conmebol também fosse dura com o San José. O argumento era que os bolivianos eram responsáveis por impedir a entrada de sinalizadores no Estádio Jesus Bermúdez.

Além da multa, o San José também recebeu uma advertência. Em caso de reincidência, o clube pode sofrer punições mais graves, conforme prevê o artigo 43 do Regulamento Disciplinar da Conmebol. O artigo, porém, não estipula qual seria a punição.

A morte de Kevin Espada, de 14 anos, aconteceu no dia 20 de fevereiro, durante a partida entre Corinthians e San José, pela primeira rodada da Libertadores. Logo no início do jogo em Oruro, na Bolívia, um sinalizador que partiu do meio da torcida corintiana atingiu o jovem boliviano, no Estádio Jesus Bermúdez.

Doze torcedores do Corinthians estão presos em Oruro, acusados de homicídio. Eles não foram liberados mesmo depois que um torcedor corintiano de apenas 17 anos, já no Brasil, confessou ter sido o autor do disparo do sinalizador.

Voltar ao topo