Após 16 meses, Valdivia ganha nova chance na seleção

No mesmo dia em que foi o principal alvo da torcida organizada do Palmeiras num briga no aeroporto de Buenos Aires, Valdivia teve pelo menos uma boa notícia. Depois de cerca de 16 meses afastado por indisciplina, o meia voltou a ser convocado pela seleção chilena nesta quinta-feira.

Apesar da má fase no Palmeiras, Valdivia foi lembrado pelo técnico Jorge Sampaoli para os confrontos diante do Peru, em 22 de março, e do Uruguai, quatro dias depois. Ele é uma das esperanças do treinador para reverter uma série de três derrotas nas Eliminatórias da Copa e voltar a colocar o Chile na zona de classificação – atualmente a equipe está no sexto lugar, com 12 pontos.

O palmeirense não era convocado para defender a sua seleção desde que foi acusado de indisciplina pelo então técnico da equipe, Claudio Borghi. O episódio ocorreu em um hotel de Santiago, no dia 8 de novembro, nas vésperas do jogo contra o Uruguai pelo primeiro turno das Eliminatórias.

Na ocasião, Valdivia reconheceu que chegou tarde ao hotel da seleção, fora do horário estipulado pelo treinador, mas não admitiu o estado “inadequado” que Borghi acusa que o palmeirense se encontrava ao chegar no local. Como era reincidente e também por nunca ter se desculpado pelo episódio, o meia foi suspenso por 10 jogos.

A convocação deve fazer Valdivia ser desfalque do Palmeiras em três jogos. Ele não deverá enfrentar o Botafogo-SP, o Santos e o Mirassol pelo Paulistão.