COI encerra visita e elogia candidatura de Tóquio

Os planos da candidatura de Tóquio para sediar a Olimpíada de 2020 recebeu avaliações positivas da comissão de avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que terminou uma inspeção de quatro dias na cidade japonesa nesta quinta-feira.

Os organizadores da candidatura foram “altamente profissionais” e a preparação está excelente, disse Craig Reedie, vice-presidente do COI. “O comitê de candidatura respondeu nossas perguntas com sinceridade e fez um esforço impressionante”, disse.

Após a inspeção comissão vai visitar Madri e Istambul, as outras duas cidades que tentam sediar a Olimpíada de 2020. O anfitrião do evento será escolhido por voto secreto, em Buenos Aires, no dia 7 de setembro.

Reedie disse que a comissão testemunhou forte apoio do governo e um crescimento do entusiasmo popular sobre a candidatura. O primeiro-ministro Shinzo Abe participou de duas reuniões com os membros da comissão para expressar apoio de seu governo.

Além disso, foi anunciado que o apoio público para a candidatura subiu para 70%, contra os 47% de maio de 2012. Os organizadores atribuíram o aumento ao bom desempenho do Japão nos Jogos Olímpicos de Londres, onde o país conquistou 38 medalhas.

Tóquio, anfitriã da Olimpíada de 1964, falhou na tentativa de sediar os Jogos de 2016, que serão realizados no Rio. O pequeno apoio da população foi citado como uma das razões pela derrota da cidade japonesa. Além disso, durante a visita da comissão naquela oportunidade, houve manifestações contra a candidatura, o que não aconteceu dessa vez.

Reedie admitiu que as recentes disputas territoriais entre o Japão e alguns de seus vizinhos na região poderão ser consideradas pelos membros do COI no momento de definição do voto. China e Japão disputam as ilhas Senkaku, como são chamadas pelos japoneses, e Diaoyu, nome dado pelos chineses. A polêmica poderia atrapalhar a candidatura de Tóquio.

“Estamos cientes da discussão dessas questões pela imprensa”, disse Reedie. “Nós a discutimos entre nós, mas não fazia parte do papel da comissão. Caberá a cada membro do COI quando eles forem pensar em setembro”.

Durante a visita, os organizadores da candidatura de Tóquio, ressaltaram a segurança da cidade e a infraestrutura avançada, além de enfatizarem que 28 dos 33 locais de competições estarão a até 8 quilômetros da Vila Olímpica, que será construída na baía de Tóquio.

Voltar ao topo