Semestre perdido

Copa das Confederações pode prejudicar o rubro-negro

Faltando menos de um mês para a estreia do Atlético em competições nacionais – será dia 3 de abril, contra o Brasil de Pelotas-RS, pela Copa do Brasil -, a pré-temporada do Furacão, que já dura pouco mais de dois meses, já é a mais longa da história desde que o futebol brasileiro se profissionalizou. Nem os clubes europeus treinam tanto para seus respectivos campeonatos. A justificativa para tão longo confinamento da equipe principal do Rubro-Negro é que ela não suportaria uma carga de quase 70 jogos por ano. Só que a tese não se sustenta diante do calendário atípico do futebol brasileiro em 2013. Acontece que haverá uma paralisação de 28 dias no meio do ano, por causa da Copa das Confederações.

O Campeonato Brasileiro vai começar dia 25 de maio e para dia 9 de junho para o torneio da Fifa, sendo retomado em 7 de julho. Significa que neste período, a suposta vantagem que o Atlético terá adquirido com a longa pré-temporada poderá ser equilibrada pelos demais clubes, que terão 28 dias livres para só treinar e realizar amistosos. Diante deste calendário, o maior risco do Rubro-Negro é não conseguir obter ritmo de jogo no 1.º semestre.

Caso o time principal não entre em campo no returno do Campeonato Paranaense, ele deverá disputar no máximo 9 partidas até a interrupção para a Copa das Confederações – isso se avançar à segunda fase da Copa do Brasil. Por enquanto, garantidos, têm dois jogos contra o Brasil de Pelotas-RS, pela Copa do Brasil, e cinco pelo Brasileiro. No segundo semestre, se for à decisão da Copa do Brasil, o Atlético fará no máximo 43 confrontos.

A desproporcionalidade  entre jogos e tempo de treinamento é gigantesca até mesmo quando comparada com os clubes europeus. No Velho Continente, a maioria inicia a pré-temporada no final de junho ou começo de julho para a disputa dos campeonatos nacionais, que se começam na segunda quinzena de agosto. Assim, todos têm em média de 30 a 40 dias de preparação – quase três vezes a menos do tempo que o Atlético vai trabalhar em 2013.

Na Espanha, por exemplo, Barcelona e Real Madrid iniciaram seus últimos períodos de preparação no dia 16 de julho, e o começo do Campeonato Espanhol aconteceu no dia 19 do mês seguinte. No futebol italiano, Milan e Inter de Milão iniciaram suas pré-temporadas na primeira semana de julho e o campeonato nacional começou no dia 26 de agosto. Na Inglaterra, onde os principais times excursionam para a América do Norte e para a Ásia e as apresentações para o início dos trabalhos aconteceram em meados de julho, com o Campeonato Inglês começando no dia 18 de agosto.