Belga campeã olímpica do salto em altura se aposenta

A belga Tia Hellebaut, campeã olímpica do salto em altura em 2008, anunciou a sua aposentadoria do esporte nesta quarta-feira. A agora ex-atleta, de 35 anos, garantiu que desta vez a sua saída do atletismo será em definitivo após voltar duas vezes às competições.

Hellebaut deixou o atletismo pela primeira vez depois da Olimpíada de 2008, em Pequim, onde se tornou a primeira mulher belga a faturar uma medalha de ouro no atletismo, ao anunciar que estava grávida.

Ela retornou ao esporte em 2010, mas teve uma nova pausa para ter um segundo filho no ano seguinte. Posteriormente, voltou ao esporte e tentou defender o seu título nos Jogos Olímpicos de Londres no ano passado e terminou na quinta colocação.

Sua competição foi o Campeonato Europeu Indoor de Atletismo, no último fim de semana, em Gotemburgo, na Suécia. No último domingo, ela ficou na oitava colocação na final do salto em altura. Assim, admitiu que o resultado decepcionante pesou na decisão de deixar o atletismo.

“Não é o meu corpo que está me dizendo para parar, mas minha cabeça”, disse Hellebaut. “(Gotemburgo) certamente desempenhou um papel, mas estava na minha cabeça há vários meses e se a motivação e a vontade de lutar desaparece, é melhor parar”, completou. “A combinação entre esporte e ser mãe começou a cobrar seu preço”, finalizou.

Voltar ao topo