Somente a zaga do Furacão tem o que comemorar

Pra fechar o 1.º turno do Estadual na 5.ª colocação, o Atlético colocou em campo 26 jogadores, testando todos os setores. Entre mortos e feridos, salvou-se a defesa. Com 11 gols tomados nas 11 partidas disputadas, a zaga foi a que menos sofreu alterações na primeira metade do Estadual.

Ao todo, nove jogadores atuaram nas cinco posições da defesa do Atlético no 1º turno. A satisfação do técnico Arthur Bernardes foi tanta que os quatro atletas que mais atuaram nesta primeira parte do Estadual pertencem ao sistema defensivo: o goleiro Santos, o zagueiro Bruno Costa e o lateral-esquerdo Héracles disputaram todos os jogos até agora. Na sequência, aparece o jovem zagueiro Erwin, que esteve em 10 partidas.

Além desses quatro jogadores, atuaram também no setor defensivo do Atlético no Estadual os zagueiros Rafael Zuchi (5 jogos) e Diego (2 jogos) e os laterais-direitos Léo (4 jogos), Adriano (3 jogos) e Jean Felipe (1 jogo). O volante Renato, que em alguns jogos do Atlético neste Campeonato Paranaense atuou improvisado na lateral-direita, também se junta ao grupo defensivo.

A satisfação do treinador atleticano com a zaga pode ser constatada também nos números. Comparando o desempenho da defesa nas 11 primeiras partidas das edições do Campeonato Paranaense desde 2004, a versão 2013 do Rubro-Negro não está fazendo feio. Na década passada, a zaga do Atlético sofreu mais gols nas temporadas de 2005, 2006, 2007 e 2011. Por outro lado, foi menos impenetrável nos anos de 2008 e 2012.

O contraste da zaga no time do técnico Arthur Bernardes está no meio-campo. Ao longo de 11 rodadas, o setor testou 11 jogadores. Já o ataque teve seis jogadores escalados neste início de Estadual. Com o bom rendimento dos jogos recentes, principalmente dentro de casa, o treinador rubro-negro parece ter encontrado nos avantes Douglas Coutinho e Júnior Barros a dupla – se não ideal – mais eficiente para a sequência do Atlético na competição. Juntos, eles marcaram 4 dos 13 gols do Rubro-Negro no 1.º turno.