Coritiba pode contar com a ajuda da tabela no returno

Campeão invicto do 1.º turno do Campeonato Paranaense, e já com a vaga garantida na final, o Coritiba nem cogita relaxar no returno. O objetivo do clube é faturar também a segunda parte da competição e, assim, evitar uma final extra. Se depender do fator “casa”, as chances de isso acontecer são grandes. No 1.º turno, o Coxa disputou seis partidas em Curitiba, somando cinco vitórias e um empate, tendo aproveitamento de 88,8% dos pontos disputados. A única vez que não ganhou, foi no clássico contra o Paraná – 0 x 0 na Vila Capanema. Nos cinco jogos que fez no Couto Pereira, foram cinco vitórias.

No returno, o Alviverde entrará em campo nada menos do que oito vezes em Curitiba, sendo seis no Couto, e mais os confrontos contra J.Malucelli e Atlético, ambos, em princípio, no Ecoestádio. Se mantiver os mesmos 88,8% de aproveitamento, somará, só dentro da Capital, 21,3 pontos. Se longe de Curitiba seguir com 73,3% de aproveitamento, seriam mais 6,6 pontos conquistados. Somados, o Coritiba chegaria, arredondando, a 28 pontos no segundo turno, o que, baseado nesta primeira metade da competição, seria suficiente para o time conquistar o tetracampeonato sem a necessidade de uma final.

Um ponto que pode ser decisivo para o Coxa é que ele terá por duas vezes uma sequência de três partidas seguidas em Curitiba. Primeiro, contra Cianorte, J.Malucelli e Paraná, entre a 3.ª e a 5.ª rodadas. Depois, diante de Rio Branco, Atlético e Londrina, nas últimas três rodadas.

Para o atacante Deivid, mais do que garantir o título do Paranaense sem precisar de uma final, a conquista do 2.º turno será importante para que a equipe tenha menos jogos e mais tempo para treinar. “Seria bom. O planejamento é vencer este segundo turno para que possamos ter mais tempo de recuperação, de treino, para que o Marquinhos possa ajeitar a equipe. Para isso, temos que ter mais atenção para não perdermos pontos bobos”, afirmou o camisa 9.