Com gol brasileiro, Dortmund vence e avança na Liga

Sem dificuldades, o Borussia Dortmund venceu por 3 a 0 nesta terça-feira e despachou o Shakhtar Donetsk nas oitavas de final da Liga dos Campeões, diante de sua torcida. O zagueiro brasileiro Felipe Santana marcou um dos gols da equipe alemã. Os dois times haviam empatado por 2 a 2 no jogo de ida, na Ucrânia.

O Borussia vai conhecer seu adversário nas quartas de final somente no dia 15 de março, data do sorteio dos confrontos da principal competição europeia. Na outra partida disputada nesta terça, o Real Madrid bateu o Manchester United, de virada, por 2 a 1, e também avançou às quartas.

Depois de enfrentar dificuldade em solo ucraniano, o Borussia não teve problemas para confirmar o favoritismo diante dos visitantes. Com apoio de sua fanática torcida, o time alemão dominou o confronto desde o início e praticamente não deu chances aos rivais.

Após criar boas chances no início, o time da casa abriu o placar aos 30 minutos. Felipe Santana, ex-Figueirense, subiu mais alto que a defesa no primeiro poste e cabeceou no canto esquerdo do goleiro.

Embalado, o Borussia buscou o segundo gol antes do intervalo. Lewandowski cruzou da direita e Götze aproveitou vacilo da zaga para completar com tranquilidade para as redes, aos 38.

Contando com os brasileiros Fernandinho, Taison, Alex Teixeira, Luiz Adriano entre os titulares, o Shakhtar quase não ameaçava o gol alemão. No segundo tempo, Taison deu lugar a Douglas Costa. Mas o time ucraniano pouco criou no ataque.

O Borussia, por sua vez, continuava a levar perigo sem fazer maior esforço. Aos 13, Kuba Blaszczykowski anotou o terceiro ao aproveitar rebote do goleiro. O gol deu ainda maior tranquilidade aos alemães, que souberam administrar a boa vantagem no placar até o apito final.