Valcke visita Recife e admite apreensão com Maracanã

A preocupação da Fifa em relação aos estádios para a Copa das Confederações desse ano, que será realizada no Brasil, é com o Maracanã. Foi o que afirmou nesta terça-feira o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva realizada na Arena Pernambuco, estádio que está sendo construído no município metropolitano de São Lourenço da Mata.

Indagado sobre a cidade que mais o preocupa, ele disse “a que vou visitar daqui a dois dias”, em referência ao Rio, onde estará nesta quinta. O secretário-geral não citou os motivos da preocupação e nem pôde ser inquirido porque a entrevista foi encerrada sem que muitos repórteres inscritos pudessem fazer perguntas. No entanto, é clara sua apreensão com o Maracanã, estádio mais atrasado entre os que participarão da Copa das Confederações.

Valcke chegou de Zurique direto para o Recife e se disse “satisfeito” com o que viu. Na sua primeira visita ao local, em junho do ano passado, o estádio tinha 43% das obras concluídas. Agora, ultrapassa os 90%. “Era o que queríamos, ter tempo suficiente para os eventos teste”, afirmou ele, confiante. “Falta o campo e a iluminação, mas sei que isto vai ser feito nas próximas semanas”.

“Não há por enquanto o estádio melhor ou o mais bonito”, respondeu à pergunta de um repórter, ao observar que “nenhum estádio pode estar 100% pronto e perfeito logo no início”. Com inauguração marcada para 14 de abril, ele afirmou haver tempo para “os ajustes necessários” na Arena Pernambuco, visando a Copa das Confederações, que será realizada entre 15 e 30 de junho.

Sobre a mobilidade e o acesso ao estádio, Valcke não se pronunciou, já que ainda teria uma reunião com o governador Eduardo Campos para tratar do assunto. A comitiva foi integrada pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o diretor-executivo de operações do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade, o ex-jogador Ronaldo e o embaixador da Copa 2014, o artista Romero Brito.

O grupo almoçou a portas fechadas com o governador, no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea. A comitiva segue ainda nesta terça para Belo Horizonte, onde visita o Mineirão na quarta. Na quinta será a vez do Rio.