NBA fará jogo de pré-temporada no Rio em outubro

Os brasileiros finalmente terão a oportunidade de ver duas equipes da NBA se enfrentando no País ainda este ano. Nesta terça-feira foi confirmado que a liga fará oito partidas de pré-temporada para o campeonato 2013/2014 na Europa, Ásia e América do Sul. Entre elas, está o confronto entre Chicago Bulls e Washington Wizards, que acontecerá no dia 12 de outubro, no Rio.

O objetivo é aproveitar o potencial de crescimento da liga nesses lugares. O Brasil, por exemplo, conta todo ano com pelo menos um jogador na NBA desde 2002 e vê o basquete norte-americano chamar cada vez mais atenção. Prova disso é o número de jogos transmitidos por semana pela televisão, que aumenta a cada temporada, e a loja virtual da liga no País, inaugurada em 2012.

Na cerimônia de inauguração da loja, em julho do ano passado, a NBA classificou o Brasil como seu terceiro maior mercado, atrás apenas do próprio Estados Unidos e da China. Mesmo com esse potencial, a principal liga de basquete do mundo nunca realizou uma partida em solo brasileiro.

A chegada de Nenê na NBA, em 2002, abriu espaço para que outros brasileiros atuassem por lá. No início desta temporada, o País alcançou seu maior número de jogadores na liga norte-americana, seis: Nenê, Leandrinho, Tiago Splitter, Anderson Varejão, Fab Melo e Scott Machado.

Os times que jogarão no Rio em outubro também foram cuidadosamente escolhidos. O Washington Wizards é o único time da liga com dois brasileiros em seu elenco: Nenê e Leandrinho, que tem contrato apenas até o fim da atual temporada e pode sair. Já o Chicago Bulls dominou a NBA na década de 90, quando ganhou seis títulos com Michael Jordan, época em que atraiu diversos fãs no Brasil.

Voltar ao topo