Santos e Corinthians duelam em fase de turbulência

O Santos tinha tudo para nadar de braçada no Paulistão, por ser o atual tricampeão estadual, não desviar suas atenções com a Libertadores e ter o astro Neymar. Mas o técnico Muricy Ramalho chega ao clássico deste domingo contra o Corinthians, às 16 horas, no Morumbi, em situação complicada. Se perder, virá a crise, porque alguns torcedores, conselheiros e até parte da diretoria já cogitam troca de comando.

O Corinthians viveu dias de turbulência, por causa do trágico episódio de Oruro, com a morte do jovem torcedor boliviano Kevin Beltrán Espada, de apenas 14 anos. Teve que jogar na Libertadores com portões fechados, sem a sua torcida, mas venceu o Millonarios. Agora, tem no clássico contra o Santos um grande teste antes de viajar ao México para enfrentar o Tijuana pela liderança do grupo no torneio continental.

Neymar e Pato são as grandes estrelas do jogo deste domingo e dão ao confronto um outro status na temporada em que este clássico completa 100 anos – o primeiro da história foi disputado em 22 de junho de 1913, com a vitória do Santos por 6 a 3 em cima do Corinthians. E, dessa vez, o palco será o Morumbi, fruto da punição santista aplicada pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com perda de mando.

Neymar volta ao time do Santos após cumprir suspensão – e ser beneficiado pelo adiamento do julgamento no TJD pela expulsão contra a Ponte Preta, que poderia tê-lo tirado do duelo deste domingo. Pato, ao lado do peruano Paolo Guerrero no ataque, faz seu primeiro clássico como titular.

E Muricy conta muito com Neymar para permanecer no cargo. Durante dias, ele ouviu calado a enxurrada de críticas, mas reconheceu: “Não merecemos elogios”. Numa tentativa de corrigir os problemas do time do Santos, o técnico decidiu mexer na escalação. Cansado da instabilidade de Bruno Peres, deve escalar Galhardo como lateral-direito.

Outra mudança é a entrada de Marcos Assunção para ser o segundo volante, substituindo Renê Júnior, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. E o veterano jogador mostrou nos últimos ensaios de cobranças de faltas que está com o pé direito calibrado, com aproveitamento próximo a 50% durante os treinos.

No Corinthians, o técnico Tite vai poupar alguns titulares porque o time viaja na noite deste domingo mesmo, logo depois do clássico, para o México – na quarta-feira enfrenta o Tijuana, líder do Grupo 5 da Libertadores. Mas a base da equipe será mantida, como o meio-de-campo com Paulinho e Ralf, que ganhou ainda mais força com a entrada do meia Renato Augusto.

“Quero jogar, sei que quarta-feira tem Libertadores, mas minha cabeça está primeiro no clássico”, disse Renato Augusto. “Podemos perder em entrosamento (poupando titulares), mas nosso elenco tem qualidade.”

Voltar ao topo