Fifa agora admite realizar Copa de 2022 no inverno

A Fifa admitiu pela primeira vez, neste sábado, a hipótese de alterar as datas da Copa do Mundo de 2022, que será jogada no Catar. O país árabe tem um verão muito rigoroso e há um clamor para que a competição seja transferida para o inverno, de forma a diminuir os riscos à saúde dos atletas.

Até então, a Fifa insistia que o Catar deveria oficializar o pedido, enquanto que o governo daquele emirado cobrava que a federação internacional fizesse a sugestão e se responsabilizasse pela mudança. A possibilidade mais aventada era instalar ar condicionado em todos os estádios.

Já neste sábado, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, disse que o comitê executivo pode decidir pela mudança caso as temperaturas acima de 40ºC, comuns no mês de junho no Catar, forem consideradas perigosas. “O comitê vai se pronunciar baseado em relatórios médicos, para dizer se será não no verão, mas no inverno”, explicou ele.

“Enquanto nós não fixarmos o calendário internacional, todas as alternativas estão abertas. Isso será em 2022, até lá temos nove anos e duas Copas do Mundo. Ainda tem muito tempo”, lembrou ele.

Voltar ao topo