Mesmo com time misto, Real volta a vencer o Barcelona

A era de freguesia do Real Madrid diante do Barcelona parece mesmo ter acabado. Neste sábado, mesmo com uma equipe repleta de reservas, os madrilenhos derrotaram seus principais rivais por 2 a 1, no Santiago Bernabéu, pelo Campeonato Espanhol. Foi a segunda vitória do Real contra o time catalão nesta semana, já que na última terça-feira os comandados de José Mourinho venceram por 3 a 1, pela Copa do Rei.

Desde o 5 a 0 do Barcelona em 2010, que representou o auge da freguesia madrilenha no clássico, o time catalão venceu apenas cinco das 16 partidas entre as equipes. O Real não perde para o rival há cinco jogos – a última derrota aconteceu na partida de ida da Supercopa da Espanha desta temporada, que terminou com título do Real.

E neste sábado o Barcelona tinha tudo para vencer, já que enfrentava um adversário com foco voltado para o confronto diante do Manchester United, nesta terça, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Por isso, Mourinho levou a campo um time misto, deixando Cristiano Ronaldo no banco e escalando Kaká como titular.

O resultado, no entanto, pouco deve representar na briga pelo título do Espanhol, já que o Barcelona segue disparado na liderança, com 68 pontos – o Atlético de Madrid é o segundo, com 56. O Real aparece na terceira colocação e diminuiu para 13 pontos a diferença do time catalão.

Neste sábado, o time da casa precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar com Benzema. Um dos reservas que tiveram chance de atuar neste sábado, Morata fez boa jogada pela esquerda, passou com facilidade pelo brasileiro Daniel Alves e cruzou. A bola passou por toda área até encontrar o pé do atacante francês, que só tocou para o gol.

Com a mesma velocidade que o Real marcou o primeiro, o Barcelona cresceu na partida e, apenas 12 minutos depois, empatou. Daniel Alves se redimiu da falha no gol madrilenho e deu grande lançamento para Messi, que aproveitou-se da linha de impedimento da defesa para arrancar em posição legal. O argentino invadiu a área, cortou Sergio Ramos e bateu no contrapé de Diego López para marcar.

Após o ímpeto inicial, as duas equipes reduziram o ritmo e a partida ficou muito disputada no meio de campo, sem chances de gol de ambos os lados. Somente aos 38 minutos o Real Madrid chegou com perigo, com Morata, que recebeu grande cruzamento de Modric, mas cabeceou para fora.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro. Mesmo com muito mais posse de bola, que chegou a ser de 71% na etapa inicial, o Barcelona tinha dificuldades para entrar na defesa adversária e já não apresentava a mesma velocidade no toque de bola e na movimentação que fez do time o melhor do mundo nos últimos anos.

Mesmo assim, o time catalão contava com a genialidade de Messi, que quase originou o gol da virada. Aos 11 minutos ele arrancou pelo meio de campo, passou por dois marcadores e tocou para Villa, mas o atacante não dominou bem e acabou travado por Varane na hora do chute.

O Real Madrid tentava aproveitar os erros de passe do adversário para sair em velocidade. Aos 19 minutos, Cristiano Ronaldo quase marcou em chute de longe, que Valdés espalmou. Dez minutos depois foi a vez de Morata, que fazia boa partida, receber grande lançamento de Pepe e perder gol feito diante do goleiro.

De tanto insistir, o time madrilenho finalmente chegou ao segundo gol aos 36 minutos, explorando a principal deficiência da defesa catalã: as jogadas aéreas. Modric bateu escanteio para a área e Sergio Ramos subiu mais que a defesa para testar firme e garantir a vitória.

Voltar ao topo