Por Kevin, San José quer amistoso com Corinthians

A diretoria do San José quer levar o Corinthians de volta para a Bolívia. Para isso negocia um amistoso no país, provavelmente em junho, durante a paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa das Confederações. O objetivo é arrecadar fundos para a família do garoto Kevin Espada, de 14 anos, morto semana passada durante a partida entre as duas equipes pela primeira rodada da Libertadores.

“O jogo pode ser em Oruro (cidade do San José) ou em Cochabamba, já que o Kevin era de lá. Em abril, iremos ao Brasil para a última partida da fase de grupos da Libertadores contra o Corinthians e lá esperamos acertar a situação desse amistoso”, disse o presidente do San José, Freddy Fernández.

Segundo o dirigente, o clube analisa até a possibilidade de abrir mão de jogar a Copa Center, torneio amistoso disputado em junho como preparação para o retorno do Campeonato Boliviano, só para poder receber o Corinthians. “Estamos estudando as melhores datas e, por isso, precisamos considerar todas as situações”, justificou. O calendário no Brasil prevê a paralisação do Nacional entre os dias 9 de junho e 7 de julho por causa da Copa das Confederações.

A morte do garoto Kevin provocou uma onda de solidariedade no futebol boliviano. Na quinta-feira, por exemplo, os clubes Aurora e Bolívar doaram 16 mil bolivianos (R$ 4,5 mil) e 26.500 bolivianos (R$ 7,5 mil), respectivamente, para Limbert Beltrán, pai do garoto.

“Num primeiro momento, a família de Kevin não queria ajuda financeira de ninguém, mas as recentes doações que eles receberam mostram que a situação mudou”, disse Fernández.

SEM CONSULTA – O Corinthians, por outro lado, alega que não foi procurado por ninguém do San Jose ou por algum intermediário que negocie o amistoso. O clube brasileiro não descarta a realização da partida que homenagearia o garoto Kevin. Se um pedido por feito oficialmente ao presidente Mário Gobbi, será analisado.

O problema, segundo o clube, é o calendário do futebol brasileiro. Mesmo com a parada para a Copa das Confederações, o Corinthians poderia aproveitar essa pausa para uma intertemporada, porque a preparação do início de ano foi prejudicada por causa da disputa do Mundial de Clubes em dezembro de 2012.

Voltar ao topo