Antes de vir ao Brasil, Valcke demonstra otimismo

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke voltará ao Brasil para mais uma visita na semana que vem. Entre os dias 5 e 7 de março, ele passará pelas cidades de Recife, Rio e Belo Horizonte para novas vistorias em alguns dos estádios que sediarão a Copa das Confederações. O dirigente mostrou otimismo com o andamento das obras, mas sem esquecer que algumas delas ainda apresentam atraso e precisam acelerar o ritmo para estarem prontas a tempo.

“Apesar de alguns dos estádios ainda estarem em fase final de construção, o Comitê Organizador Local (COL) está com suas equipes nas sedes. Isso significa que, junto com as cidades sedes, está acelerando o processo de preparar os estádios para receber os times, torcedores e dirigentes em junho”, escreveu, em sua coluna no site oficial da Fifa.

O otimismo de Valcke só esbarra no pouco tempo restante para o início do torneio, já que no próximo dia 7 faltarão exatamente 100 dias para a partida de estreia, entre Brasil e Japão, no dia 15 de junho, em Brasília. O dirigente, no entanto, afirmou ter recebido das autoridades brasileiras a garantia de que todas as sedes serão entregues no prazo.

“Sem dúvida estamos com uma agenda muito apertada, com poucos dos estádios para a Copa das Confederações prontos, mas confiamos no compromisso feito pelo governo federal e pelos governadores e prefeitos responsáveis de que vão cumprir as garantias que prometeram. Ainda teremos datas para eventos em todos os seis estádios entre abril e maio, quando o COL poderá testar os sistemas operacionais dos estádios”, comentou.

Um dos motivos da vinda de Valcke ao Brasil é justamente o evento que marcará a contagem regressiva de 100 dias para a Copa das Confederações, data que, segundo ele, apontará a “reta final” para a competição. “Quinta-feira que vem, dia 7, chegaremos a marca de 100 dias para a estreia no dia 15 de junho. Quando essa marca chegar, não haverá dúvidas de que entramos na reta final de preparação. Serão as últimas operações e implementações.”

Voltar ao topo