Embate de domingo vai ser duelo também de técnicos

A decisão do 1.º turno do Campeonato Paranaense, entre Coritiba e Londrina, domingo, às 16h, no Estádio do Café, colocará frente a frente dois técnicos da nova geração, e velhos conhecidos. De um lado, Marquinhos Santos, 33 anos, que já passsou pelas categorias de base da Seleção Brasileira e desde setembro está à frente do Coxa; do outro, Cláudio Tencati, 41 anos, que desde 2011 comanda o Tubarão. Os dois treinadores se enfrentam desde o início da carreira, quando atuavam nas categorias de base – Marquinhos, por Atlético e Coritiba, e Tencati, por Cianorte e Iraty. “Somos do mesmo periodo de formação. Nos enfrentamos muito, desde a época em que eu estava no Cianorte e ele no Atlético. Depois nos reencontramos quando eu já estava no Iraty e ele no Coritiba”, relembrou o comandante do alviceleste.

Foi justamente nesta época que os dois estreitaram as ligações, sempre medindo conhecimento tático nas competições. Tantos encontros fizeram com que se criasse um elo entre eles. “Temos bastante contato, fizemos uma amizade muito boa. Inclusive trocamos figurinhas na pré-temporada sobre questão tática e até brincamos que pelo nosso confronto ser na última rodada poderia ser a decisão do turno. Acabou dando certo”, disse Tencati. “Conheço bem o Tencati. Já foram várias decisões nas categorias de base e agora vamos nos encontrar no profissional. É um excelente treinador e tem feito um excelente trabalho. Mas ele também me conhece muito bem. Já disputamos vários títulos e isso dá um gostinho a mais pra esta decisão”, destacou Marquinhos.

Allan Costa Pinto
Marquinhos Santos: técnico do Coxa respeita trabalho do londrinense.

Na base, quem levou a melhor no encontro mais recente entre os dois foi o técnico do Londrina. Pelo Campeonato Paranaense de 2010, Iraty e Coxa fizeram a final e, nas penalidades, o time do interior conquistou o título. “Na final eu acabei levando a melhor. No primeiro jogo, no Couto Pereira, perdemos por 3 x 2, mas em Londrina ganhamos no tempo normal e depois nos pênaltis”, lembrou o técnico do Londrina.

Agora, os dois estarão frente a frente pela primeira vez como profissionais. Mas a experiência adquirida nas categorias de base faz com que um conheça muito bem o outro. Para Marquinhos, dificilmente o adversário promoverá alguma surpresa na escalação. “O Londrina tem feito uma excelente campanha com o Tencati, tem uma equipe qualificada e não está chegando à toa nesta decisão. Ele é mais precavido e deve manter a mesma estrutura. As dúvidas que giram em torno do Wendell Borges (suspenso) deve ser a única mudança”, apontou o técnico alviverde.

Já Tencati se mostra preocupado com as variações táticas que o amigo costuma fazer ao longo dos jogos e desde o início da semana vem estudando o adversário. “Ele é muito estrategista, inteligente, é calmo e usa o lado tático. Apesar de não enxergar uma mudança no time, acredito que pode preparar algo diferente e fico com o pé atras. Já vi uns três, quatro DVDs do Coritiba”, apontou o técnico do Tubarão.