Duelo de domingo reúne as melhores equipes do Estadual

Donos das melhores campanhas do Campeonato Paranaense, Coritiba e Londrina fazem, no próximo domingo, no Estádio do Café, a decisão do primeiro turno. Porém, não são apenas os pontos conquistados que colocam os dois clubes como os melhores do Estadual.

Com 25 gols marcados, o Tubarão tem o melhor ataque da competição, com uma média de 2,5 gols por jogo. Só nas três primeiras rodadas, foram 14. O trio ofensivo, formado por Celsinho, Neílson e Weverton, é o grande responsável por balançar tantas vezes as redes dos adversários. O meio-campista é o artilheiro do Paranaense, com sete gols marcados, seguido por Neílson, vice-artilheiro, com cinco e Weverton, que já fez quatro.

Por outro lado, apesar de ter o segundo melhor ataque do torneio, com 22 gols marcados, o Coxa vem se destacando mais lá atrás. Em dez rodadas, o time foi vazado apenas quatro vezes. Número bem diferente de 2012, quando teve a quarta pior defesa do Campeonato Brasileiro. Um ponto considerável é que o Alviverde só sofreu gols nos minutos finais, quando estava praticamente com a vitória assegurada. Neste quesito, o Londrina também não fica muito atrás. A equipe do interior só foi vazada sete vezes, sendo a segunda melhor defesa do campeonato, ao lado do Paraná Clube. “Vai ser um bom duelo. Esperamos que nós defensores possamos levar a melhor na partida. Mas temos que respeitar o Londrina, que vem fazendo uma boa campanha e tem um ataque positivo”, avaliou o zagueiro Leandro Almeida.

Outro fator relevante da defesa coxa-branca é lá na frente. O principal nome é Pereira, que marcou pela primeira vez no ano no Atletiba, mas chegou à marca de 22 gols com a camisa do Coritiba, sendo o maior zagueiro-artilheiro da história do clube. Além dele, o lateral-direito Patric e o zagueiro Chico foram outros defensores que já marcaram gols no Paranaense.

Por outro lado, se depender de outros números, o confronto promete ser pegado dentro de campo. Até aqui, Coxa e Londrina colecionam vários cartões. O Alviverde já foi amarelado 19 vezes e recebeu outros dois cartões vermelhos, ambos para o atacante Deivid, que está fora da partida domingo justamente pela expulsão no Atletiba. O Tubarão foi um pouco mais penalizado pela arbitragem, com 26 cartões amarelos e quatro vermelhos. Só na derrota por 2 x 1 para o Paraná, foram seis amarelos e duas expulsões.