Adriano diz que Barcelona seria bom pra Neymar

Revelado pelo Coritiba, o lateral-esquerdo Adriano, 28 anos, é hoje unanimidade dentro do Barcelona. Um dos melhores amigos do craque Messi, ele revela que o argentino adora sacanear os brasileiros quando sua seleção vence o Brasil. Além disso, afirma que o time catalão é uma escola para os jogadores evoluírem. Por isso, acredita que o Neymar teria muto a aperfeiçoar atuando no Barça. “Quem mais iria ganhar com seria ele mesmo, por jogar entre os melhores. Também aprenderia muito de tática, de ocupar espaços com menos esforço e mais eficiência, algo que no Brasil é muito mal trabalhado. O resto ele já tem”, revela, em entrevista para o Paraná Online.

Como você definiria o ´Fenômeno´ Lionel Messi dentro e fora de campo?

Adriano – Dentro de campo, todo mundo já conhece ele. Não precisa nem comentar. Já, fora de campo, é uma pessoa humilde, legal com todo mundo. Sempre estamos brincando, fazendo gozações um com o outro e com o resto do elenco também. Acho que a simplicidade dele, apesar de tudo o que conquistou, é o que mais me impressiona.

As provocações entre você e o Messi, por culpa da rivalidade entre Brasil e Argentina. Como é?

Adriano – Ah, isso tem sempre, né! Só que agora estamos mais na defensiva. Perdemos os dois últimos jogos que fizemos diante da Argentina e não podemos falar nada. Só se defender das gozações dele. Mas isso vai mudar (risos).

Como você analisa a possível chegada de Neymar e o que ele poderia oferecer ao Barcelona?

Adriano – Conheço o Neymar da Seleção Brasileira e gostaria de ter a oportunidade de jogar com ele no Barcelona. Acho que poderia oferecer muitas coisas, como habilidade, técnica e capacidade de fazer gols. Mas quem mais iria ganhar com isso seria ele mesmo, por jogar entre os melhores. Também aprenderia muito de tática, de ocupar espaços com menos esforço e mais eficiência, algo que no Brasil é muito mal trabalhado. O resto ele já tem.

Essa é a sua melhor temporada em quase nove anos de futebol europeu. Como explica esse impressionante rendimento?

Adriano – Foi a soma de um conjunto de fatores que ajudam dentro de campo. Mudei hábitos de alimentação, comecei a fazer um trabalho de fisioterapia mais avançado e a descansar melhor. Também tenho uma estabilidade dentro de casa, que ajuda. Penso que é um sonho jogar no Barcelona e para seguir no clube você está obrigado a estar sempre motivado e em plena forma. Todos querem estar aqui, mas poucos conseguem. É um sacrificio muito grande, mas vale a pena todo o esforço. Por tudo isso acho que estou no meu melhor momento e quero seguir retribuindo a confiança que o Barça teve pelo meu trabalho.

Deu para notar alguma mudança positiva na Seleção Brasileira com a chegada do técnico Luiz Felipe Scolari?

Adriano – Sempre muda. A maneira dele dirigir o elenco é diferente e é um profissional que entende muito de futebol e de Seleção Brasileira. Ele pediu união para fortalecer o grupo e para que as coisas comecem a evoluir dentro de campo. Temos que acreditar, a Copa será no nosso país e será necessário muito trabalho para ser campeão.

A Seleção Brasileira vive um dos piores momentos da sua história, tendo perdido inclusive grande parte do respeito mundial que sempre teve. Acredita que com o material humano que temos na atualidade é possível reverter essa situação?

Adriano – Penso que é possível, mas temos que acreditar e trabalhar muito para que isso se torne realidade. Apesar da derrota diante da Inglaterra, creio que fizemos um bom jogo, lutando até o final. No próximo, certamente estaremos melhor. Podemos reverter essa situação e também recuperar a co,nfiança do torcedor brasileiro. O apoio do nosso povo, da nossa torcida será fundamental nas próximas competições que serão disputadas no Brasil. Com o apoio de todos será mais fácil.

Quais são os seus principais concorrentes para o posto de lateral-esquerdo da Seleção?

Adriano – Não dá para dizer um nome em especial, até porque são vários. Mas estou muito feliz por ter feito parte das últimas listas de convocados da Seleção Brasileira. Quero seguir fazendo um bom trabalho no Barcelona para seguir tendo oportunidades e poder assegurar uma vaga para a próxima Copa do Mundo.