Experiência do elenco alviverde pode ser decisiva

Acostumado a decidir títulos – de 2010 para cá foram três Estaduais, uma Série B e duas Copa do Brasil -, o Coritiba participa domingo, contra o Londrina, de sua primeira final em 2013. Por causa da tabela, o confronto no Estádio do Café tornou-se uma decisão de turno que há um bom tempo não se via no futebol paranaense. Para os jogadores, a coincidência torna o clima mais emocionante. “Assim é mais gostoso, com uma decisão. Nosso time está preparado para isso. Estamos entrando em campo sempre como se fosse uma decisão e agora vai ter um jogo assim, realmente”, disse o zagueiro Leandro Almeida, que fará sua primeira final com a camisa alviverde.

Outro que fará sua estreia em decisões pelo Coritiba é o meio-campo Robinho, que foi contratado no ano passado, mas quando chegou ao clube não podia mais ser inscrito na Copa do Brasil. Por isso, ele não esconde a expectativa. “A gente sabe o quanto vai ser difícil o jogo lá e como é importante esta partida decisiva. Temos que ter tranquilidade, responsabilidade e saber o que temos que fazer, que é não perder”, declarou.

Nem mesmo a pressão da torcida londrinense incomoda o elenco. A atmosfera que deve envolver a cidade de Londrina no domingo também dá motivação ao Alviverde. O Tubarão está fazendo promoções para lotar o Café e empurrar o time local, mas os cerca de 20 mil torcedores que devem comparecer não assustam. “Será um jogo muito difícil, a torcida do Londrina vai comparecer ao estádio e nos pressionar. Mas estamos focados e vamos como força total em busca do título”, afirmou Leandro Almeida. “A pressão é igual para os dois lados. Os dois times querem ser campeões e os dois lados vão entrar pressionados para vencer. Foram os dois times que melhor jogaram no campeonato e com certeza será um grande jogo”, completou Robinho.

A maior preocupação dos jogadores é com o desempenho do Londrina em casa. Como mandante, o Alviceleste disputou cinco partidas e somou quatro vitórias e um empate. O Coxa, por sua vez, realizou cinco jogos como visitante, somando duas vitórias e três empates. Resultados, que, se forem repetidos, dão o título ao Coritiba. Mesmo assim, a cautela é grande. “O fator casa deles é importante. Lá eles estão atropelando todo mundo. A gente viu o jogo contra o J.Malucelli (na rodada passada, no Ecoestádio) e percebemos que eles jogam de maneira compacta. Este vai ser um fator decisivo, por que vamos ter que sair da marcação deles”, apontou Robinho. “O Londrina vem fazendo uma boa campanha, mas temos uma grande equipe também, com jogadores experientes. Vamos explorar o erro deles, temos a vantagem do empate e vamos jogar por isso. O importante é voltar de lá com os três pontos”, alertou o atacante Júlio César.