Coritiba e Londrina nunca disputaram uma final do Paranaense

No próximo domingo, no Estádio do Café, Coritiba e Londrina vão disputar o título do primeiro turno. Quem vencer ou empatar, no caso do Coxa, consequentemente garante vaga na final do Campeonato Paranaense. Apesar de serem rivais históricos do futebol paranaense, alviverdes e alvicelestes farão uma decisão inédita.

Até agora, o máximo que ocorreu entre as duas equipes foi um confronto pelas semifinais do Campeonato Paranaense de 2003. Na ocasião, Coxa e Tubarão se encontraram nas semifinais do Estadual e após dois empates – 1 x 1 no Estádio do Café e 2 x 2 no Couto Pereira -, o Alviverde avançou para a final, conquistando o título em cima do Paranavaí.

Antes disso, no final da década de 1950 e início dos anos 1960, houve confrontos decisivos do Coritiba, mas contra o Londrina Futebol e Regatas, antecessor do atual Londrina Esporte Clube. Em 1959, o campeonato era dividido em dois grupos: Zona Sul e Zona Norte. O Coritiba foi o campeão do primeiro grupo, enquanto o alviceleste londrinense faturou o segundo grupo. Na final, o Coxa levou a melhor ao vencer as duas finais: 3 x 0, em Curitiba, e 2 x 1, no interior do Estado.

Em 1962, veio o troco: Coritiba, campeão do grupo do Sul; Londrina Futebol e Regatas, campeão do Norte novo, e Cambaraense, campeão do Norte velho, fizeram um triangular decisivo. A partida final aconteceu no então estádio Belfort Duarte, atualmente o Couto Pereira, e o alviceleste não tomou conhecimento, derrotando o Coxa por 4 x 2 e faturando o primeiro de três títulos do Estadual – incorporado aos dois vencidos pelo LEC em 1981 e 1992. Agora, as duas equipes voltam a se enfrentar em um duelo com ares de final, embora seja a última rodada do primeiro turno e não a decisão de fato.