Santos sofre sem Neymar, mas vira sobre o XV na Vila

Sem Neymar, que cumpria suspensão, o Santos não fez grande atuação neste domingo, sendo dominado pelo XV de Piracicaba durante boa parte do jogo na Vila Belmiro. Saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada, por 2 a 1, com dois gols de André. A vitória coroou uma boa estreia do garoto Giva, de 20 anos, substituto de Neymar.

O resultado também encerra uma série de três jogos sem vitória do Santos e atenua a má fase da equipe, principalmente quanto à armação no meio-campo. André, que vinha sendo criticado pela falta de gols, marcou dois nesta tarde. Um de pênalti, outro completando lance de Giva.

O Santos, assim, foi a 17 pontos, assumindo o quarto lugar. A equipe santista agora tem uma semana até seu próximo jogo, domingo, contra o Corinthians, no Morumbi. Já o XV de Piracicaba segue com nove pontos, agora no 14.º lugar. O time do interior tem pela frente o Mirassol, sexta, em casa, no Barão de Serra Negra.

O JOGO – Sem poder contar com Neymar e Miralles, Muricy Ramalho decidiu dar uma chance a Giva, artilheiro do Santos no título da Copa São Paulo de Juniores, para fazer companhia a André. O centroavante, que marcou contra a Ponte e encerrou o jejum de gols, garantia estar numa nova fase.

Mas o que se viu no primeiro tempo foi André falhando nas duas chances de gol que teve. Em ambas, Giva foi quem criou a jogada. Aos 2 minutos, o garoto de 20 anos chutou cruzado, Bruno Fuso espalmou, e a André tentou no rebote, mandando para fora. Muito depois, aos 39, Giva cruzou bem e o centroavante, livre, cabeceou à esquerda do gol.

Com Montillo e Cícero numa noite pouco inspirada, o Santos chegava pouco ao ataque. O XV de Piracicaba aproveitava para tentar surpreender. Tanto que a melhor chance do primeiro tempo foi do time do interior. Bruno Fuso recebeu pela esquerda, parou a bola, deu um drible desconcertante em Bruno Peres e chutou. A bola bateu na trave direita de Rafael e correu pela linha do gol. Outro lance perigoso foi com Gustavo, num chute bonito, de longe, que Rafael segurou firme.

A falta de qualidade no meio-campo do Santos foi punida aos 6 minutos do segundo tempo. Diguinho cruzou e Cesinha desviou de nuca. A bola encobriu Rafael, bateu no travessão e voltou também na nuca do goleiro para colocar o XV de Piracicaba na frente.

Apesar da juventude, o estreante Giva era o santista mais lúcido. Todas as boas jogadas do time saíam dos pés dele. Aos 13, por exemplo, ele cruzou bonito, mas André não conseguiu chegar a tempo de cabecear forte.

As coisas começaram a melhorar só quando Pato Rodríguez entrou no lugar de Cícero, aos 19. Com o argentino se aproximando mais dos atacantes, o Santos melhorou. O empate veio num pênalti marcado quando Luiz Eduardo colocou a mão na bola para cortar cruzamento de Bruno Peres. André bateu com tranquilidade e marcou.

Pouco depois, a virada. Montillo bateu escanteio, Giva cabeceou para o gol e, quando a bola já estava em cima da linha, André apareceu para completar e colocar o nome dele na súmula.

O Santos ainda teve a oportunidade de fazer o terceiro, num bom chute de Pato Rodríguez, o segundo dele no jogo. Em ambos Bruno Fuso foi bem e impediu o gol. O time da casa quase perdeu Arouca, por um carrinho violento, mas o árbitro foi complacente e deu apenas o cartão amarelo. Renê Júnior também foi advertido neste domingo e, suspenso, não joga o clássico.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 2 X 1 XV DE PIRACICABA

SANTOS – Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero (Pato Rodríguez) e Montillo (Marcos Assunção); Giva (Felipe Anderson) e André. Técnico – Muricy Ramalho.

XV DE PIRACICABA – Bruno Fuso; Vinicius Bovi, Cesinha, Luiz Eduardo e Gustavo Goiano (Adriano); Adilson Goiano (Léo Mineiro), Jairo, Diego Silva (Bruno Gaúcho) e Diguinho; Márcio Diogo e Paulinho. Técnico – Sérgio Soares.

GOLS – Cesinha, aos 6, e André, aos 25, de pênalti, e aos 29 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Aurélio Santanna Martins.

CARTÕES AMARELOS – Luciano Bovi, Luiz Eduardo, Arouca e Renê Júnior.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).

Voltar ao topo