Atlético quer reaprender a vencer fora de casa no Estadual

Além de tentar atrapalhar a vida do Coritiba, que segue na briga pelo título do 1.º turno do Campeonato Paranaense, o Atlético busca no clássico de amanhã, no Couto Pereira, acabar com o baixo desempenho mostrado como visitante. Fora de casa, o Rubro-Negro acumula três empates e uma derrota. A sequência sem triunfos é a pior do clube nas últimas dez edições do Estadual.

Até então, o máximo que Atlético havia ficado sem vencer como visitante se limitava a três partidas. Isto aconteceu, por exemplo, no Estadual do ano passado, quando o Rubro-Negro foi campeão do 1.º turno e chegou à decisão. A sequência negativa fora de casa registrada em 2012 começou na reta final do 2.º turno, quando o Furacão perdeu para o Coritiba, no Couto Pereira (4 x 2), e empatou contra o Corinthians Paranaense (1 x 1). Em seguida, na final, empatou por 0 x 0 contra o Coritiba, também no Couto Pereira, perdendo o título nos pênaltis.

Além de 2012, a sequência de três partidas sem vencer longe de Curitiba aconteceu em outras cinco temporadas: 2003, 2005, 2006, 2007 e 2009. Já nas edições de 2004, 2008, 2010 e 2011 do Campeonato Paranaense, o time atleticano registrou jejum de dois jogos atuando como visitante. Para mudar esse panorama e, de quebra, tentar atrapalhar as ambições do Coxa no Estadual, o técnico Arthur Bernardes tem duas voltas importantes no time: o volante David Manteiga e o meio-campo Hernani, que cumpriram suspensão na vitória por 3 x 1 sobre o J. Malucelli.

Na defesa, apenas uma mudança deverá acontecer. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o zagueiro Erwin tende a dar lugar a Diego Ivo, que será um dos debutantes em clássico Atletiba. Ele será companheiro de Bruno Costa na zaga atleticana, que prevê dificuldades para que o Atlético consiga quebrar o jejum de vitórias atuando como visitante. “Sabemos que o Coritiba jogando em casa tem a sua força. Eles têm jogadores que merecem um pouco mais de atenção, mas é um clássico e acho que neste tipo de jogo é importante estar atento a tudo”, avisa.