Corinthians cede empate em estreia na Libertadores

Atual campeão da Copa Libertadores, o Corinthians tropeçou nesta quarta-feira no início de sua caminhada em busca da defesa do título conquistado em 2012. Jogando na altitude de 3.735 metros da cidade boliviana de Oruro, o time brasileiro superou o ar rarefeito no primeiro tempo, mas sucumbiu à pressão do modesto San José na segunda etapa e acabou cedendo o empate, por 1 a 1.

Com evidente superioridade técnica, o Corinthians saiu na frente, com gol de Guerrero logo aos 5 minutos do primeiro tempo. Contudo, demonstrou cansaço na etapa final e não resistiu às investidas dos donos da casa. Saucedo foi o autor do gol de empate aos 15, em um resultado inesperado para os brasileiros.

O Corinthians é considerado o grande favorito do Grupo 5, em razão da fragilidade dos adversários. Mas, para consolo da torcida, o time também empatou na estreia no ano passado, pelo mesmo placar e também fora de casa, contra o Deportivo Táchira, da Venezuela. O revés na estreia não impediu o título.

A equipe brasileira obteve seu primeiro ponto na chave, que é liderada pelo Tijuana. Os mexicanos somam três pontos após vitória sobre o Millonarios, da Colômbia. O time colombiano é o próximo adversário do Corinthians na competição. O duelo está marcado para a próxima quarta-feira, no Pacaembu.

O JOGO – A altitude de Oruro não assustou os jogadores do Corinthians. Logo após o apito inicial, o time partiu para o ataque e quase fez gol nos primeiros segundos de jogo. Jorge Henrique bateu da entrada da área com perigo. O goleiro Lampe deu rebote e Emerson não conseguiu aproveitar o rebote.

Com facilidade para chegar ao ataque, o Corinthians não demorou para abrir o placar. Aos 5 minutos, Fábio Santos cruzou da esquerda, Emerson furou, mas Guerrero não perdoou. De canhota, mandou para as redes.

Em ritmo acelerado, o time brasileiro quase ampliou três minutos depois. Desta vez, Ralf foi o responsável pelo cruzamento e Paulinho pegou de primeira, dentro da área. Lampe fez boa defesa, no reflexo.

Depois da boa sequência o Corinthians levou dois sustos na defesa e passou a jogar mais recuado, aguardando o contra-ataque. Saucedo foi o responsável pelos lances de perigo. No primeiro, ele investiu pela direita, entrou na área, mas bateu cruzado para fora, aos 9. Mais tarde, aos 27, ele acertou forte chute da esquerda e exigiu boa defesa de Cássio.

Após um monótono fim de primeiro tempo, o San José tomou a iniciativa nos instantes na segunda etapa e passou a pressionar a defesa corintiana. O empate quase aconteceu aos 5, com Torrico. Cássio salvou. Mais motivado, o time boliviano obteve a igualdade aos 15. Garcia cruzou da esquerda, Fábio Santos não cortou e Saucedo só escorou para as redes.

O crescimento dos anfitriões fez o Corinthians acordar em campo. E o jogo passou a ficar mais movimentado, com bons lances dos dois lados. Em sua melhor chance no segundo tempo, o time brasileiro respondeu ao gol boliviano com um lance de Renato Augusto, substituto de Jorge Henrique.

Ele deu belo passe para Emerson que, com gol aberto, acertou o pé da trave e desperdiçou oportunidade incrível. Menos de dois minutos e o mesmo Emerson recebeu a bola pela direita, na entrada da área, e mandou por cima do travessão. Foi sua última jogada em campo. Logo na sequência, deu lugar a Pato, que fez sua estreia em uma Libertadores.

Indiferente às mudanças no Corinthians, o San José seguia empenhado, na busca da virada. Aos 23, Marcelo Gomes acertou cabeçada à queima-roupa na pequena área. Batido na jogada, Cássio só viu a bola passar rente à trave esquerda. Os minutos finais acabaram sendo de forte pressão dos anfitriões. O Corinthians, porém, se segurou como pôde e garantiu o empate.

O time brasileiro volta a campo no fim de semana, em rodada do Campeonato Paulista. A equipe do técnico Tite vai enfrentar o Bragantino, sábado, em Bragança Paulista.

FICHA TÉCNICA:

SAN JOSÉ 1 x 1 CORINTHIANS

SAN JOSÉ – Lampe; Luis Torrico, Tordoya e Palacios; Didi Torrico, Carrizo (Roly Sejas), Reyes, Marcelo Gomes (Gonzalo Bonafina) e Isaías Dury (Ignacio García); Carlos Saucedo e Diego Cabrera. Técnico: Marcos Ferrufino.

CORINTHIANS – Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André (Felipe) e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique (Renato Augusto), Emerson (Pato) e Guerrero. Técnico: Tite.

GOLS – Guerrero, aos 5 minutos do primeiro tempo. Saucedo, aos 15 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Cássio, Guerrero e Ralf.

ÁRBITRO – Carlos Vera (Equador).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Jesús Bermúdez, em Oruro (Bolívia).

Voltar ao topo