Inimigos íntimos

Alex é a chave do Coxa pra tentar despachar o Atlético

Depois de quase 16 anos, o meio-campo Alex voltará a disputar um Atletiba. Aos 35 anos, o jogador, que enfrentou o Atlético apenas quando ainda era uma revelação coxa-branca, poderá, domingo, no Couto Pereira, colocar em prática toda sua experiência diante do rival. Porém, o retrospecto do camisa 10 alviverde já lhe dá uma boa bagagem.

Entre 1995 e 1997, em sua primeira passagem pelo Coritiba, Alex disputou 12 Atletibas. E venceu a maioria. Foram cinco vitórias, três empates e quatro derrotas – um aproveitamento de 55% diante do Furacão. Além disso, deixou sua marca nas redes atleticanas em duas ocasiões.

O primeiro clássico do meio-campista foi um dos confrontos mais marcantes entre os dois clubes: o 5 x 1 para o Coxa no dia 16 de abril de 1995, um domingo de Páscoa, que acabou gerando toda a revolução dentro do Rubro-Negro, ocasionando na entrada de Mário Celso Petraglia como presidente do time.

Outro confronto marcante ocorreu no mesmo ano, mas válido pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em um Couto Pereira lotado, o Alviverde derrotou o Atlético por 3 x 0 e confirmou seu retorno à elite do futebol nacional. Quem abriu o marcador foi justamente Alex, que fazia seu primeiro gol em cima do rival.

Já o outro gol só foi marcado em 1997, mas não traz boas recordações. Foi no penúltimo Atletiba dele, quando o Furacão aplicou uma goleada por 5 x 2 no Pinheirão e o “menino de ouro” fez de pênalti. Seu último duelo contra o Rubro-Negro, vestindo a camisa coxa-branca aconteceu no dia 25 de maio daquele mesmo ano, em um empate por 2 x 2.

Porém, naquela mesma temporada, ele reencontraria o Atlético e iniciaria uma nova fase diante do adversário. Por Palmeiras e Cruzeiro, Alex encarou o Furacão outras cinco vezes, vencendo em quatro oportunidades e perdendo apenas uma, marcando nada menos do que seis gols. Pelo clube paulista, foram dois jogos e duas vitórias. Primeiro, em 1997, um 3 x 1, no Parque Antarctica – e um gol. Em 1998, vitória por 1 x 0 em pleno Pinheirão, com novo gol do camisa 10.

Na Raposa mineira, foram três duelos, com duas vitórias e uma derrota. Em 2001, na derrota por 2 x 1 em Minas Gerais, o jogador passou em branco. Mas nas duas vitórias em 2003, o meio-campista brilhou. No primeiro turno, uma goleada por 5 x 2 no Mineirão, com direito a dois gols. No returno, na Arena da Baixada, uma nova goleada, agora por 4 x 1, com mais dois gols de Alex. Na ocasião, foi a última vez que ele enfrentou o Atlético.

Primeiro título

Além disso, se o Londrina perder para o J.Malucelli no sábado, uma vitória dará ao Coritiba o simbólico título de campeão do primeiro turno. Como capitão do time, caberia a Alex a honra de levantar a taça, que seria a primeira dele pelo Coxa. Ou seja, quase dez anos depois, ele tem motivos de sobra para se inspirar domingo e querer ganhar o Atletiba.