Segurança do clássico de domingo está pronta

Aproximadamente 800 policiais militares farão, domingo, a segurança do primeiro clássico Atletiba de 2013. Ontem, no quartel geral da PM, representantes do Coritiba e do Atlético, das torcidas organizadas, além de integrantes da Polícia Civil, da Guarda Municipal de Curitiba e do Tribunal de Justiça, acertaram o plano de segurança do clássico.

Segundo o major Alex Erno Breuning, chefe da seção de planejamento do 12.º Batalhão da PM e comandante da operação do clássico, a mobilização para garantir a segurança dos torcedores vai começar às 9h de domingo, quando a rua Floriano Essenfelder, por onde a torcida atleticana terá acesso, já estará bloqueada. “Além deste ponto, outros 16 locais próximos ao Couto Pereira serão bloqueados no domingo, mas a partir das 11h. A partir desse horário, só poderão passar no entorno do estádio pessoas que tenham ingresso ou que comprovem ser moradores da localidade”, explicou.

Ficou definido também que a torcida organizada do Atlético será escoltada da sua sede, no bairro Água Verde, até o Couto Pereira. Porém, prevendo possíveis confrontos, a PM não divulgou o itinerário nem o horário desta operação. Os rubro-negros poderão entrar com apenas uma faixa no estádio. O uso de camisas alusivas à facção organizada só serão permitidas para os torcedores que forem escoltados. Porém, o uso de instrumentos de percussão não foi liberado aos visitantes. Independentemente do resultado, a torcida atleticana será a primeira a deixar as dependências do estádio.

A preocupação da Polícia Militar, além dos locais próximos ao Couto Pereira, está em áreas consideradas críticas e, principalmente nos principais terminais de ônibus da onde saem os coletivos que levam os torcedores ao Alto da Glória. “Daremos atenção especial aos terminais e o apoio da Guarda Municipal será importante. Temos a estatística de onde já ocorreram alguns confrontos e vamos reforçar esses pontos, como a região central de Curitiba, e os bairros Santa Cândida e Umbará”, emendou o major.

A ação conjunta vai contar também com o apoio de representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo, que vai fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas nos arredores do Couto Pereira. Além disso, nos locais bloqueados pela Polícia Militar, não será permitida a entrada de qualquer vendedor ambulante.