Clássicos estaduais têm sido sinônimo de estádios vazios

O Atletiba de domingo, no Couto Pereira, terá o desafio de quebrar o paradigma que envolve os clássicos estaduais nesta temporada 2013. Boa parte dos que já foram disputados não atraíram grandes públicos. Até agora, o melhor público foi registrado no Campeonato Mineiro: 52.989 torcedores. Muito mais pela empolgação da reabertura do Mineirão, que foi remodelado para receber jogos da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, do que pelo duelo Atlético-MG 1 x 2 Cruzeiro podia oferecer. O segundo melhor público compareceu no empate por 2 x 2 entre Corinthians e Palmeiras. O Pacaembu recebeu 34.010 pessoas.

Como a carga máxima para o Atletiba será de 34 mil ingressos, o público do Atletiba de domingo poderá ultrapassar a marca atingida no duelo entre Flamengo e Botafogo, que levou ao Engenhão 22.227 torcedores e registrou o terceiro melhor público dos clássicos estaduais pelo Brasil. Na sequência aparece o duelo entre Santos e São Paulo, na Vila Belmiro, que recebeu 14.283 pessoas, as quais assistiram ao Peixe vencer por 3 x 1. Já no Gauchão, o único clássico Gre-Nal realizado até agora aconteceu em Erechim e levou ao estádio Colosso da Lagoa pouco mais de 12 mil espectadores, segundo a imprensa gaúcha.

Marca negativa

Entre os clássicos que, até agora, levaram menos público aos principais estaduais do Brasil, estão os do Campeonato Catarinense e Paranaense. No estado vizinho, no final de semana passado, apenas 9.746 torcedores assistiram ao Figueirense vencer o Avaí por 1 x 0 no Orlando Scarpelli. Mas a principal marca negativa em clássicos ocorreu na terceira rodada do Campeonato Paranaense, quando somente 4.106 torcedores acompanharam, no Ecoestádio, o Atlético ser derrotado por 1 x 0 para o Paraná Clube.

A marca atingida no clássico paranaense não foge muito da baixa média de público registrada até agora no Estadual. Em 54 jogos disputados, 130.660 pessoas compareceram aos estádios espalhados pelo Paraná, totalizando média de público de 2.419 por partida. O melhor público registrado até aqui aconteceu na vitória de 1 x 0 do Coxa sobre o J.Malucelli, quando 10.077 alviverdes estiveram no Couto Pereira. A expectativa é que o Atletiba ao menos supere essa marca.