Atlético tem o pior ataque em 10 anos no Estadual

A vitória por 3 x 1 sobre o J. Malucelli, no final de semana – a primeira em que o Atlético marcou três gols em uma partida neste Campeonato Paranaense -, não impede que o time de 2013 ainda sustenta uma marca negativa. Desde 2003, o desempenho ofensivo do Furacão nunca foi tão ruim como nesta temporada, onde o time rubro-negro, em nove rodadas, marcou somente nove gols. Por isso, na semana do clássico contra o Coritiba, que acontece domingo, no Couto Pereira, a baixa produtividade do ataque atleticano inevitavelmente passa a ser comparado com o desempenho da defesa do rival, que só sofreu três gols sofridos em nove partidas.

Nas primeiras nove rodadas do Campeonato Paranaense das edições de 2004 a 2012, o desempenho do ataque atleticano teve média de 2,32 gols marcados por partida, ou seja, mais do que o dobro registrado no Estadual deste ano. De lá para cá, o melhor rendimento do setor ofensivo do Rubro-Negro nos primeiros nove jogos do Estadual aconteceu nas temporadas de 2004 e 2008, quando os avantes atleticanos marcaram 24 gols em cada edição.

O aproveitamento do ataque do Atlético de 2013 também mostra-se improdutivo quando comparado ao desempenho ofensivo do time nos primeiros nove jogos do Paranaense de 2005. Naquele ano, a equipe conseguiu marcar 15 gols.

É tão gritante a ineficiência do ataque do Atlético nesta temporada, que o técnico Arthur Bernardes ainda busca a dupla de ataque ideal. O treinador já testou nas nove rodadas nada menos do que sete jogadores. Porém, na vitória sobre o Jotinha, o atacante Douglas Coutinho teve atuação destacada, marcou dois gols, e garantiu sua presença no clássico Atletiba. Agora, resta saber quem será seu companheiro.