Coritiba pode levar o 1° turno no próximo domingo, diante do Atlético

Apesar de ainda restarem mais duas rodadas para o término do primeiro turno do Campeonato Paranaense, o Coritiba pode levantar a taça de campeão desta primeira parte do torneio já no próximo domingo, diante do Atlético, no Couto Pereira. Para isto, precisa derrotar o rival e torcer para que o Londrina perca para o J.Malucelli, sábado, no Ecoestádio. E se depender do retrospecto, a torcida do Coxa já pode comemorar.

Desde que o Paranaense adotou a fórmula de turno e returno, em 2011, o Alviverde faturou três vezes um turno, todas em partidas contra o Rubro-Negro. A primeira foi no primeiro turno de dois anos atrás. Dentro do Couto Pereira, o Coritiba venceu por 4 x 2, com gols de Bill, Jonas e Davi, duas vezes, -Nieto fez os do Furacão -, e já garantia, ao menos, uma vaga na decisão, que acabou não acontecendo.

Isto porque no segundo turno o Coxa mais uma vez derrotou o rival, desta vez por 3 x 0, dois gols de Bill e um de Leonardo, em plena Arena da Baixada, e não só faturou a segunda metade do Paranaense como também o bicampeonato estadual.

No ano passado, a história se repetiu no returno. No Couto Pereira, o Alviverde não tomou conhecimento do Rubro-Negro e venceu mais uma vez por 4 x 2, com gols de Éverton Ribeiro, Lincoln, Roberto e Renan Oliveira, com Paulo Baier e Zezinho descontando, e foi campeão do segundo turno, se garantindo na final.

A única vez que o Coritiba não foi campeão foi no primeiro turno de 2012, quando o Atlético derrotou o Paranavaí e ficou com a taça. Porém, na final, após empates por 2 x 2 e 0 x 0, o Coxa bateu o Atlético nos pênaltis e conquistou o tricampeonato.

Além disso, em 2010, ainda na era do supermando, o Alviverde iniciou a trajetória do tri sendo campeão mais uma vez em cima do rival e no Couto Pereira. Na ocasião, vitória por 2 x 0, com gols de Marcos Aurélio e Geraldo.

Apesar de todo o retrospecto recente positivo, o técnico Marquinhos Santos deixa os números fora de campo e pede concentração máxima do elenco para o clássico, sem esperar que o título seja conquistado já nesta rodada. “Temos que tomar cuidado com a vitória (7 x 0 sobre o Rio Branco) para não cair na armadilha. Porque depois de um resultado desse não podemos achar que está tudo certo. Temos um Atletiba pela frente, então temos uma semana para trabalhar forte aí. É um jogo fundamental para  chegarmos na última rodada com condições boas”, apontou o treinador, acreditando que o turno só será decidido contra o Londrina, na última rodada, no Estádio do Café.