Coxa entra em campo tentando subir na tabela

Depois de empatar contra o Arapongas por 1 x 1, no sábado passado, o Coritiba volta a campo para enfrentar o Toledo, às 19h30, no Couto Pereira, na primeira “decisão” da temporada. Com 15 pontos conquistados, o Coxa divide a liderança do Campeonato Paranaense com J.Malucelli e Paraná Clube. No caso do Jotinha, está atrás por ter uma vitória a menos, mas mantém-se à frente do Tricolor no saldo de gols. Por isso, faltando quatro rodadas para acabar o primeiro turno, o triunfo de hoje à noite é essencial para não repetir 2012, quando a equipe chegou ao tricampeonato somente após conquistar o segundo turno e fazer a decisão com o Atlético. “Ano passado já foi assim. Não vencemos o primeiro turno e tivemos que correr atrás no segundo. Este ano temos que vencer o primeiro turno pra ter uma tranquilidade no segundo turno”, afirmou o meio-campo Rafinha.

O confronto contra o Toledo também ganha contornos de decisão por causa de outro importante duelo desta oitava rodada: J. Malucelli x Paraná Clube. Uma vitória do Coritiba, e um empate neste jogo, deixa o Coxa isolado na liderança. Porém, um tropeço em casa, combinado com um vencedor no Ecoestádio, complica o caminho alviverde rumo à conquista do primeiro turno. Não é à toa que os jogadores têm consciência de que não se pode deixar escapar os três pontos nesta rodada. “Sabemos da nossa responsabilidade. Estamos encarando esta partida como uma final. Estamos focados só na vitória. Vamos pra campo pra dar o nosso máximo”, disse o zagueiro Leandro Almeida. “Dentro de casa, temos a obrigação de vencer. Precisamos da vitória, já que o J.Malucelli passou a gente. Não dependemos mais de nós, mas eles têm um jogo difícil. Estamos atrás, mas temos o mesmo número de pontos”, acrescentou Rafinha.

Para buscar a vitória, o técnico Marquinhos Santos aposta no esquema que melhorou o Coxa no segundo tempo em Arapongas: o 3-5-2. Assim, o volante Gil será deslocado para a lateral-direita e Patric atuará improvisado na esquerda. O meio-campo Robinho, que deixou a partida com dores musculares, está recuperado e confirmado ao lado de Alex no meio-campo, assim como Rafinha, que retorna após duas rodadas fora, devido a uma entorse no tornozelo direito, e fará companhia a Deivid no ataque.

Na zaga, sem poder contar com Luccas Claro, suspenso, o treinador escalou Leandro Almeida ao lado de Pereira e Chico. “Desde que eu cheguei aqui, joguei pouco no 3-5-2. É um esquema que se os jogadores entenderem o que o professor pede, pode dar certo. O São Paulo foi campeão de tudo alguns anos atrás jogando assim. Não é porque tem três zagueiros que será um time defensivo”, disse Rafinha.

Toledo

Depois de conquistar sua primeira vitória no Campeonato Paranaense (2 x 0 sobre o Nacional, na rodada passada) a delegação do Toledo embarcou confiante para Curitiba. O técnico Rogério Perrô não terá nenhum desfalque para o confronto e deve repetir a mesma formação titular. “Estou muito satisfeito com a vitória, pois o grupo soube refletir nos últimos três dias e ter forças para buscar esse resultado positivo. A vitória foi merecedora, pois criamos várias chances e não fomos vulneráveis no setor defensivo”, elogiou o treinador. Com 7 pontos conquistados, o Porco ocupa a 8.ª colocação na tabela. Uma vitória pode colocar o clube até em 5.º lugar, dependendo de uma combinação de resultados, apesar de que o objetivo principal é segurar o ímpeto do Coritiba.