Judô brasileiro leva prata com Bruno Mendonça em Paris

No primeiro dos dois dias de disputa do Grand Slam de Paris, competição de elite que abre a temporada do judô mundial, o Brasil conseguiu conquistar uma medalha de prata. Foi com Bruno Mendonça, na categoria até 73kg. Os outros seis judocas brasileiros que entraram em ação neste sábado na França não chegaram ao pódio, incluindo a campeã olímpica Sarah Menezes, que foi quinta colocada no peso até 48kg.

Para conquistar a medalha de prata, Bruno Mendonça precisou lutar seis vezes neste sábado. Ele ganhou, pela ordem, do ganês Emmanuel Nartey, do espanhol Miguel Romero, do cubano Magdiel Estrada, do francês Benjamin Darbelet e do holandês Dex Elmont. Aí, já na final da categoria, acabou sendo derrotado pelo mongol Tsagaanbaatar Khashbaatar, que tem um bronze olímpico e um título mundial na carreira.

“Apesar de não ter ganhado o ouro, foi uma das minhas melhores competições. E sempre que a gente sobe ao pódio dá a sensação de que estamos no caminho certo”, comemorou o judoca brasileiro de 27 anos. “A luta mais ‘enroscada’ foi com o Darbelet (ainda pelas quartas de final). Mas a mais dura, sem dúvida, foi a final.”

A campeã olímpica Sarah Menezes também entrou em ação neste sábado, em sua primeira competição desde que ganhou ouro na Olimpíada de Londres em julho. Ela chegou até a disputa do bronze no Grand Slam de Paris, mas perdeu para a mongol Urantsetseg Munkhbat e teve que se contentar com a quinta posição na categoria até 48kg.

Outro medalhista olímpico que lutou neste sábado foi Felipe Kitadai. Dono do bronze na Olimpíada de Londres, ele também chegou à disputa do terceiro lugar em Paris, mas perdeu para Amiran Papinashvili, da Geórgia, e ficou em quinto na categoria até 60kg. “É triste sair de uma competição como essa sem medalha”, lamentou.

Também neste sábado, Ketleyn Quadros terminou em quinto lugar na categoria até 57kg, enquanto os outros três representantes brasileiros, Charles Chibana (até 66kg), Gabriela Chibana (até 48kg) e Eleudis Valentim (até 52kg), perderam logo e ficaram longe do pódio. Neste domingo, o Brasil terá Claudirene Cezar (acima de 78kg), Victor Penalber (até 81kg), Nacif Elias (até 90kg), Renan Nunes (até 100kg) e Rafael Silva (acima de 100kg) em ação no Grand Slam de Paris.