Coritiba encara hoje sua “Asa Negra” no Paranaense

Com a missão de defender a liderança do Campeonato Paranaense, o Coritiba enfrenta o Arapongas, hoje, às 16h20, no Estádio dos Pássaros, também com um outro objetivo: eliminar de vez sua asa negra no Estadual e voltar a Curitiba ileso. Desde que voltou à Primeira Divisão, o Arapongão tem sido a pedra no sapato coxa-branca. Em 2011, quando o Alviverde foi campeão invicto, um dos dois empates da equipe foi justamente em Arapongas (1 x 1). Por outro lado, foi após este empate que o Coxa iniciou a histórica sequência de 24 vitórias consecutivas.

Só que no ano passado a situação foi pior. Em 2012, depois de uma sequência de 48 jogos sem perder no Campeonato Paranaense – a equipe vinha invicta desde a primeira fase de 2010 -, o Coritiba foi batido justamente pelo Arapongas: 2 x 0, mais uma vez fora de casa. A derrota foi a única no Estadual passado, mas não impediu o tricampeonato.

Mesmo diante do retrospecto desfavorável, o técnico Marquinhos Santos prefere deixar de lado esse fator e focar somente nos três pontos. “Procuro vivenciar cada momento. É outra história, outro campeonato. O Arapongas tem um time muito compacto e, dentro dos seus domínios, esse jogo tende a ser de grandes dificuldades. Mas espero que possamos apresentar nosso melhor futebol”, avisou.

Desta vez, ninguém quer encontrar tantas dificuldades no José Chiapin, mas todos admitem que, embora o adversário não esteja repetindo campanhas passadas – é apenas o oitavo colocado, com sete pontos -, a pressão local será forte. “Temos que respeitar. Eu já morei ali perto, em Londrina, e sei que a torcida vai apoiar e o time vai vir pra cima. Temos que ter cuidado, respeitar e jogar o nosso futebol”, disse o zagueiro Chico, que deve atuar pelo lado esquerdo.

Além disso, do time titular no ano passado, apenas três jogadores devem começar jogando pelo Alviverde: Vanderlei, Pereira e Gil. Além deles, Júnior Urso e Lincoln, que foram titulares na ocasião, ficarão no banco de reservas hoje. Do lado do adversário, dos 14 atletas que atuaram naquela partida, apenas o zagueiro Douglas e o volante Luís Mário fazem parte do atual elenco.

Para Marquinhos Santos, a partir de agora começa uma nova fase para o Alviverde no Paranaense, onde o time titular deverá ser mantido sem grandes alterações para o restante da competição. “Passamos a definir a sistematização tática e o padrão de jogo do time. A partir da próxima rodada vamos definir a equipe e procurar manter os titulares para o restante da competição”, finalizou.