No Estadual, média de público do Furacão cai a cada rodada

Depois que reinaugurou a Arena da Baixada, em 1999, o fator casa e a presença maciça do torcedor atleticano sempre foram os pontos fortes do Atlético. Porém, isso até o final de 2011, quando o clube fechou novamente seu estádio – agora para remodelar e receber quatro jogos da Copa do Mundo de 2014.

Longe de casa, o Furacão vê cada vez menos torcedores o apoiar no Ecoestádio. Sobretudo neste início de temporada, quando o clube decidiu disputar o Campeonato Paranaense com o time sub-23 e faz campanha irregular.

Resultado: o clube tem uma média de apenas 3.144 torcedores por partida até agora. A marca deste ano é inferior aos números de 2012, quando o Furacão, nas disputas do Estadual, da Copa do Brasil e da Série B do Campeonato Brasileiro, atraiu 3.563 pessoas por jogo.

A temporada de 2012 foi a primeira que o Atlético atuou fora da Arena da Baixada desde que o estádio atleticano fechou para ser remodelado. Assim, jogando de aluguel no Gigante do Itiberê, em Paranaguá, na Vila Capanema e no Ecoestádio, onde manda seus jogos até hoje, o Furacão não teve uma boa resposta do torcedor rubro-negro, o que fez, inclusive, que o clube perdesse dez mil sócios, segundo confirmou o próprio presidente Mário Celso Petraglia na CPI da Copa instalada no ano passado na Assembleia Legislativa.

Não é preciso ir tão longe para ver a falta que a Arena da Baixada faz ao Atlético. Nas últimas quatro temporadas que o Furacão atuou dentro da sua casa, as médias de público foram quatro ou até cinco vezes maiores do que o número de torcedores que compareceu em média nas partidas do Rubro-Negro em 2012 e 2013. Em 2011, por exemplo, mesmo com o Atlético não conquistando nada e ainda rebaixado para a Segunda Divisão, 12.500 torcedores compareceram em média aos jogos.

Nos últimos cinco anos, a melhor média de torcedores por jogo do Furacão aconteceu na temporada de 2009. Naquele ano, o clube registrou 15.377 espectadores por partida, sendo todas elas disputadas na Arena da Baixada. Já em 2013, o que se vê é uma redução de público rodada a rodada do Estadual. Isso já aconteceu no duelo contra o Paranavaí, anteontem, quando 2.004 torcedores pagaram ingresso para assistir a partida e registraram o pior público até agora do Rubro-Negro no Estadual.