Dupla nem estreou e o Coxa tem a melhor defesa

Apesar da liderança do Campeonato Paranaense, o discurso dentro do Coritiba é de que o time ainda está longe do ideal e não apresentou todo o potencial de seu futebol. No entanto, se depender da defesa, o desempenho alviverde está quase no ponto.

Muito criticada no ano passado, quando sofreu 90 gols em 76 jogos, dos quais 60 apenas no Campeonato Brasileiro, a zaga de 2013 vem mostrando uma eficiência muito maior. Até agora, nas seis partidas disputadas – sem contar o amistoso contra o Colón, que terminou empatado em 1 x 1 -, o Coritiba sofreu apenas um único gol, na goleada por 4 x 1 sobre o Paranavaí, na 2.ª rodada do Estadual.

Na ocasião, o gol do Vermelhinho saiu apenas aos 41 minutos do segundo tempo, quando o placar já era 3 x 0 para o Coritiba. De lá pra cá, foram mais quatro jogos e nenhuma vez as redes foram balançadas. Os números chamam ainda mais a atenção pelo fato da alta rotatividade no setor. Adotando um sistema de rodízio no elenco neste início de temporada, o técnico Marquinhos Santos já usou seis zagueiros: Luccas Claro, Escudero, Chico, Bonfim, Willian Rodrigues e Pereira.

O único que esteve em campo em todas as partidas foi Chico, que também atuou como lateral-esquerdo, diante do Nacional. Vale ressaltar que Leandro Almeida, contratado no início da temporada, e Emerson, se recuperando de uma fratura no dedo do pé direito, possíveis titulares no Campeonato Brasileiro, ainda não estrearam.

Segundo o treinador coxa-branca, o ótimo desempenho da zaga já era algo esperado dentro do clube, uma vez que foi o setor mais trabalhado durante a pré-temporada para evitar que o time sofresse tantos gols como em 2012 e repetisse a boa performance de 2011, quando levou 65 gols em 72 jogos. “É um setor que estamos trabalhando muito. Até porque, ano passado sofremos muito gols, principalmente nos minutos finais, em partidas que estávamos ganhando. Este ano priorizamos trabalhar o setor defensivo”, explicou Marquinhos Santos.

Ataque

Além da defesa, o ataque coxa-branca também vem mostrando eficiência. Com nove gols marcados em seis rodadas (média de 1,5 por jogo) o time tem o segundo melhor poder ofensivo do Campeonato Paranaense, ficando atrás apenas do Londrina, que já balançou as redes 17 vezes. As duas únicas vezes que o Coritiba passou em branco no torneio foram nos empates por 0 x 0 contra Operário, na 1.ª rodada, quando Ruidiaz desperdiçou um pênalti, e Paraná Clube, quando Alex carimbou o travessão de Luís Carlos.