Santos encara o Linense na primeira partida sem Neymar

Depois de passar sem sustos no primeiro grande teste de 2013 ao derrotar o São Paulo no clássico do último domingo, na Vila Belmiro, o Santos defende a liderança do Campeonato Paulista contra o Linense, em Lins, nesta quarta-feira, às 19h30. Mais do que com o adversário, que é um dos melhores times do interior – chega à 6ª rodada com três vitórias e dois empates, nove gols marcados e três sofridos -, a preocupação santista é com a ausência de Neymar. Ele desfalca a equipe pela primeira vez em 2013 para jogar pela seleção brasileira contra a Inglaterra, em Londres, e a dúvida é se o Santos se livrou da dependência de seu grande astro.

É provável que o tricampeão paulista ainda não dê a resposta esperada no jogo desta quarta no estádio Gilberto Siqueira Campos porque também não contará com Arouca (o outro santista chamado por Luiz Felipe Scolari) e Montillo (convocado para o amistoso da Argentina contra a Suécia, em Estocolmo). Além disso, os titulares Edu Dracena e Léo ainda se encontram na fase final da preparação para entrar no time e Marcos Assunção só vai estrear no domingo contra o Paulista, no Pacaembu.

No ano passado, o Santos disputou 75 jogos e em 28 deles não teve Neymar. Dos 66 jogos do craque na temporada passada, 12 foram pela seleção principal e sete pela sub-23, que representou o Brasil na Olimpíada de Londres. Embora a diretoria tenha promovido um desmanche após a desclassificação do time nas semifinais da Copa Libertadores, o fraco desempenho do clube no Campeonato Brasileiro de 2012 teve como principal causa as seguidas ausências de Neymar.

Com relação ao Santos do segundo semestre de 2012, no jogo desta quarta as novidades serão apenas Neto na zaga, Guilherme Santos na lateral esquerda e Renê Júnior e Cícero no meio de campo. Com a saída de Adriano, Muricy Ramalho deve escalar Alan Santos na função de primeiro volante e Felipe Anderson vai substituir Montillo. A dupla ofensiva será formada por Miralles e André, que terá nova chance de quebrar o jejum que começou em outubro de 2012.

Muricy Ramalho realizou um treinamento tático técnico de meia hora nesta terça, no CT Rei Pelé, sem a presença de a imprensa, para organizar o novo time em campo e orientar os jogadores. O treinador até poderia aproveitar as ausências de Arouca e Montillo para estrear Marcos Assunção, mas prefere manter a programação inicial que prevê pelo menos mais dois treinos com bola do volante antes fazer o primeiro jogo no seu retorno ao Santos.

Voltar ao topo