Para Marquinhos, não é hora de o Coxa disparar no Paranaense

Líder do Campeonato Paranaense, o Coritiba recebe o Nacional hoje, às 22h, no Couto Pereira, com a missão de se manter no topo da tabela. Com 11 pontos, o Coxa está à frente do Paraná Clube apenas pelos critérios disciplinares – nenhum jogador foi expulso contra dois do rival. Entretanto, a preocupação maior dentro do Alviverde não é com a primeira colocação. Pelo menos é o que diz o técnico Marquinhos Santos. Para ele, o principal é não atropelar o planejamento. “Futebol só tem uma verdade, que é a vitória. Mas não adianta pensarmos no agora. Se o planejamento fosse a conquista do Paranaense, poderíamos até estar com mais pontos à frente dos adversários, ter feito algumas goleadas. Mas o nosso pensamento não é o agora. É difícil para o torcedor entender isso, mas tudo faz parte de um planejamento”, explicou o treinador.

Por isso, mais uma vez a equipe sofrerá alterações. Em relação à escalação que iniciou o clássico de domingo passado, serão três novidades. O volante Willian e os meio-campistas Alex e Rafinha – este com uma lesão no tornozelo direito – darão lugar a Júnior Urso, Lincoln e Arthur, respectivamente. Eram mudanças já previstas pelo comandante coxa-branca, que ainda não está preocupado com o entrosamento. “Poderíamos colocar já os 11 titulares, ter um entrosamento e estarmos bem. Mas e lá na frente? Se acontece de perdermos um jogador, quem for entrar pode estar atrás dos demais no sentido de preparação. Correríamos um risco se tivéssemos que colocar Alex, Willian e todos os outros, exigindo o máximo para buscar a liderança. Alcançamos a primeira fase do nosso planejamento, então está tudo controlado”, ressaltou.

Mesmo assim, Marquinhos já tem como objetivo ajustar o time na questão tática. De acordo com o técnico, as primeiras rodadas foram traçadas para os atletas ganharem ritmo, correndo atrás dos adversários e da bola. A partir de agora, a história é diferente. “Estamos mexendo no meio para compactar a equipe. É o momento para isto. Fizemos cinco jogos soltos, com espaço, fazendo correr atrás do adversário, visando a preparação física. A partir de agora vamos ajustar o time taticamente, principalmente no meio-campo”, afirmou o treinador, que acredita que até o final do primeiro turno já estará com quase todo o time definido. “Nós vamos entrar no segundo turno já com 80% da equipe e depois do Estadual vamos estar com o time titular definido”, completou.