Hoje, time Tricolor quer mais que a liderança moral

Nunca neste século o Paraná Clube largou tão forte como na atual temporada. Bem no campo das estatísticas, a cada rodada o Tricolor dá mostras que entra no palco das disputas determinado a alcançar seus objetivos no Campeonato Paranaense. A partida de hoje à noite, contra o Operário, em Ponta Grossa, representa mais uma oportunidade para a equipe mostrar que não está a passeio no Estadual. O duelo será contra um adversário que, a exemplo do time paranista, também segue invicto na competição. Os números da campanha Tricolor até aqui no campeonato se equivalem aos do líder Coritiba, mas com uma diferença, além do critério disciplinar: no aspecto evolução do trabalho, o Paraná teve atuações mais convincentes que o rival e, nesse sentido, não seria exagero falar que desponta como o líder moral do primeiro turno.

O técnico Toninho Cecílio credita o bom desempenho até aqui à estratégia traçada para o início de temporada. Mas o que ele quer mesmo é a liderança na pontuação. Para isso, uma vitória hoje se faz fundamental. “Optamos por uma estratégia de já começar com o que temos de melhor, encarar todos os jogos como uma decisão, desde a primeira rodada. Isso tá claro na forma como a equipe joga, e com isso estou bastante satisfeito. Agora, se o resultado vai vir ou não a gente tem que esperar, com calma, obedecer a ordem natural das coisas, trabalhar duro jogo a jogo, degrau por degrau, e ver o que vai acontecer no campeonato. Acho que campeão moral não é uma coisa que a gente busca, a gente busca ser o campeão do primeiro turno, campeão jogando, com maior pontuação, é o que estamos buscando”, afirma.

O técnico faz mistério quanto à formação que entra em campo no estádio Germano Krüger, a ponto de o último treinamento antes do compromisso com o Fantasma, realizado ontem pela manhã, ter sido fechado à imprensa. Tudo faz parte da estratégia para o confronto, que ganha ares de final, segundo Toninho Cecílio. “É mais uma decisão, e a gente vai ter um cuidado muito grande nessa partida. O Operário é uma equipe qualificada e muito forte em Ponta Grossa, e que também precisa vencer. Então vai ser um jogo pegado.”, analisa.

Do time que empatou com o Coritiba no domingo passado, a tendência é que as mudanças ocorram somente nas posições onde há problemas com cartões. Lúcio Flávio e Néverton cumprem suspensão automática e ficam de fora. Sem Reinaldo no ataque, Paulo Renê segue no time, assim como o meio-campo Rubinho. Quem retorna é o volante Ricardo Conceição.