Time de Curitiba brilhou no Europeu de Jiu Jitsu

Curitiba brilhou no Campeonato Europeu de Jiu Jitsu, que terminou no dia 27 de janeiro, em Lisboa, Portugal. O time formado por Rodrigo Fajardo, Johnny Crispim, Ralfa Jonny e João Pedro Mendes conquistou cinco medalhas e o maior número de pontos por equipes. Cerca de 1.200 atletas de todo o mundo participaram da competição, que está entre as três mais importantes do esporte.

Arquivo
Rodrigo Fajardo ficou com a medalha de prata.

Campeão do torneio no ano passado, na categoria meio-pesado adulto faixa preta, Rodrigo Fajardo, o “Pimpolho”, de 26 anos, chegou mais uma vez à final, mas ficou com a prata. Depois de passar por três adversários, ele foi derrotado pelo atual campeão mundial da categoria, o mineiro Rômulo Barral, que treina em Los Angeles (EUA).

Apesar da derrota na decisão, Rodrigo voltou satisfeito de Portugal. “Foi a mais importante participação da nossa equipe em uma competição internacional, com cinco medalhas. Lutamos com europeus, americanos, japoneses, australianos… Um pessoal muito técnico e que vem de longe, com muita gana para entrar rasgando”, avalia.

Estreante em competições internacionais, João Pedro Mendes, o “Bisnaga”, de 15 anos, venceu quatro lutas e faturou duas medalhas de ouro, no peso médio e no absoluto, na categoria juvenil faixa azul. “Treino de quatro a seis horas por dia, mas vale a pena. A gente evoluiu a cada dia, principalmente em um campeonato como esse”, comemora.

Ralfa Jonny também voltou para casa com duas medalhas: bronze no peso super-pesado e prata no absoluto master faixa azul. Johnny Crispim competiu na categoria peso pena faixa preta e foi derrotado na estreia. O próximo desafio da equipe é a seletiva para o mundial da liga WPJJ, que será disputada em Gramado (RS), no começo de março.

Voltar ao topo