Itaquerão encerra janeiro com 63% das obras concluídas

Um dos 12 estádios brasileiros para a Copa de 2014, o Itaquerão encerrou o mês de janeiro com 63% das obras concluídas, segundo balanço divulgado nesta terça-feira pela Odebrecht, construtora responsável pela construção da arena do Corinthians em São Paulo. A previsão é de que o palco da abertura do Mundial seja entregue em dezembro.

Último estádio a ser confirmado entre os 12 da Copa, o Itaquerão começou a ser construído em maio de 2011, na zona leste de São Paulo. Apesar das dificuldades para liberar o financiamento do BNDES e os incentivos fiscais da prefeitura, para totalizar o investimento necessário de R$ 820 milhões, a obra vem sendo bancada pela Odebrecht.

Atualmente, o ritmo de trabalho no canteiro de obras é intenso, com mais de 1.840 trabalhadores divididos em três turnos. E os esforços, no momento, se concentram na montagem das estruturas metálicas do telhado do prédio leste, após a conclusão dessa fase no lado leste. Mas os serviços de acabamento também foram intensificados.

Outra novidade do Itaquerão foi a escolha da empresa World Sports, após vencer concorrência, para ser a responsável pelo gramado do estádio. Com a experiência de já ter trabalhado na Arena Grêmio, Pacaembu e Vila Belmiro, a companhia deve começar os trabalhos no campo agora em março, com previsão de fazer o plantio da grama em maio.

Também nesta terça-feira, o Itaquerão recebeu uma visita muito especial: a Taça Fifa, a ser entregue ao campeão mundial na Copa de 2014, foi exposta no canteiro de obras do estádio durante o dia. Assim, algumas autoridades e convidados, além dos próprios operários, puderam ver de perto o objeto de desejo de todas as seleções do planeta.