Botafogo abafa polêmica após vídeo de técnico contra Flu

O gerente técnico do Botafogo, Sidnei Loureiro, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira, no Engenhão, para abafar a polêmica que se criou no início desta semana depois de o clube ter divulgado vídeos, na última segunda, exibindo preleções feitas pelo time nos vestiários antes de partidas contra Fluminense e Audax, pelo Campeonato Carioca. Imagens, que trouxeram ao conhecimento do público Oswaldo de Oliveira exaltado pouco antes do clássico diante da equipe tricolor, causaram grande repercussão após o comandante ter chamado os rivais de “putos” e pedido aos seus jogadores que “metam a mão na cara” dos adversários.

Loureiro, porém, defendeu que o vídeo foi direcionado apenas aos torcedores botafoguenses e não teve intenção de ser ofensivo. “O vídeo faz parte de mais um episódio de um programa (batizado de Conteúdo Único) voltado para a nossa torcida, para aproximar o torcedor à nossa intimidade. Em nenhum momento foi feito com tom provocativo ou querendo ofender qualquer pessoa. Tanto que foi montado nos jogos contra Fluminense e Audax. Botafogo e Fluminense conversaram a respeito do assunto e nossa relação é a melhor possível”, ressaltou o dirigente.

Em seguida, Loureiro destacou que o Botafogo considerou “um exagero a proporção dos comentários e está muito tranquilo”. “Quem conhece o futebol sabe como as coisas funcionam nos bastidores”, argumentou, antes de reiterar: “Não enxergamos o conteúdo do vídeo como agressivo ou forma de desmerecer o adversário. É um vídeo institucional voltado para a nossa torcida. O programa continuará normalmente”.

O gerente botafoguense ainda negou que tenha aparecido para dar entrevista coletiva com o objetivo de fazer uma retratação do clube em relação ao Fluminense, até por entender que as palavras exibidas nos vídeos foram apenas de motivação e estímulo interno para os jogadores dirigidos por Oswaldo de Oliveira. E, para defender a sua tese, ele ainda destacou o fair-play exibido pelo time alvinegro no último Brasileirão.

“Em relação a alguns meios de comunicação que dizem que o vídeo incita a violência, digo que o Botafogo com Oswaldo de Oliveira foi a equipe que menos tomou cartões amarelos no Campeonato Brasileiro. No Campeonato Carioca, foi a terceira no geral e a que menos levou cartão dos grandes. Foi a segunda equipe com média de faltas mais baixa no último Campeonato Brasileiro. É bom olhar os números e ver que no Botafogo a violência não vai para o campo. Isso não existe, foi apenas um fator motivacional para os nossos jogadores”, finalizou Loureiro.

No vídeo exibido pelo Botafogo, um exaltado Oswaldo aparece dizendo o seguinte na preleção do clássico: “Nós temos é que comprar o barulho mesmo. Ir dentro dos putos, não tem que refrescar p… nenhuma. Vai, peita, mete a mão na cara como eles (jogadores do Fluminense) estavam fazendo”. Em campo, o clássico terminou empatado por 1 a 1, no último dia 27 de janeiro, pela terceira rodada do Carioca.