Fifa confirma 4 mulheres em eleição de Comitê Executivo

A Fifa divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira para confirmar que quatro mulheres se candidataram a um posto no Comitê Executivo da entidade. A eleição que definirá os membros do órgão irá ocorrer nos dias 30 e 31 de maio, durante congresso nas Ilhas Maurício, e as candidatas concorrerão a um mandato de quatro anos.

Foram indicadas quatro candidatas de quatro diferentes continentes. Uma delas é a vice-presidente da Confederação Asiática de Futebol, Moya Dodd, que ainda contará com a companhia de Sonia Bien-Aime, da Concacaf, Lydia Nsekera, da Confederação Africana de Futebol, e Paula Kearns, da Confederação da Oceania, nesta eleição.

As indicações de quatro mulheres feitas por quatro diferentes confederações do futebol mundial acontece depois de o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ter proposto, em congresso de 2011 da entidade, a presença de um integrante do sexo feminino no Comitê Executivo.

Ao anunciar as candidatas, a Fifa também destacou que em seu último congresso, em 2012, foi aprovada por votação a revisão dos estatutos do organismo que controla o futebol mundial e também a nomeação de um membro do Comitê Executivo que representasse os interesses do futebol feminino.

Entre as quatro candidatas confirmadas nesta terça, Lydia Nsekera, presidenta da Associação de Futebol do Burundi, membro do Comitê de Futebol Feminino e da Copa do Mundo de Futebol Feminino e do Comitê Organizador dos Torneios Olímpicos de Futebol, já havia sido nomeada também como membro cooptado do Comitê Executivo da Fifa desde o congresso do ano passado.

Voltar ao topo