Coxa na ponta do Paranaense pelos critérios disciplinares

Mesmo sem emplacar uma atuação que justifique o esforço da diretoria em qualificar o elenco para a temporada, o Coritiba se mantém na ponta da tabela do Campeonato Paranaense pelos critérios disciplinares. Bem comportada, a equipe ainda não teve jogadores expulsos, enquanto o vice-lider Paraná Clube, com campanha idêntica a do Alviverde, soma dois cartões vermelhos.

A vantagem do Coxa, no entanto, fica ameaça, na medida em que tem no seu elenco jogadores que “não perdem a viagem” nas disputas de bola. Dos titulares, os principais exemplos são os zagueiros Luccas Claro e Escudeiro, além do meio-campo Rafinha que, apesar de não ter a avantajada estatura de seus companheiros, como seu apelido evidencia, apresenta um histórico de reclamações contra a arbitragem. Escudero, com sua raça tipicamente argentina, esteve na eminência de ser expulso no clássico de domingo. Apesar disso, a atuação do jogador, que jogou improvisado na lateral esquerda, agradou o técnico Marquinhos Santos “Deu certo sim. O Escudero já jogou assim no Corinthians e já atuou conosco também. Até em função de os laterais estarem fora do jogo, e por ele conhecer a posição, cumpriu muito bem a função”, elogiou.

Com a briga pela liderança se mostrando bastante acirrada – ponto a ponto, cartão a cartão -, estar em dia com a disciplina pode ser decisivo neste primeiro turno. Marquinhos Santos sabe disso, e comemora a manutenção da liderança. “É importante você terminar a rodada na frente, na liderança, e estar trabalhando a cada jogo, a cada rodada, sabendo que nossa equipe está com praticamente 25 dias de trabalho”, ressalta. Por isso, contra o Nacional de Rolândia, amanhã, às 22h, os comandados de Marquinhos Santos têm uma nova oportunidade de mostrar o futebol que faltou nas rodadas anteriores e, finalmente, deslanchar no Estadual.

Sem tempo hábil para treinar alterações, devido a proximidade dos jogos da tabela, o treinador deve levar a campo a mesma formação que atuou domingo. A repetição da equipe propicia aos jogadores a possibilidade de amenizar a falta de entrosamento, e ao comandante encaixar o posicionamento do time. Pela esquerda, com a ausência do titular da posição, Denis Neves, bem como do titular imediato, Eltinho, a manutenção de Escudero é eminente. No treinamento de hoje cedo sai o onze titular. A única ausência é o meio-campo Rafinha, que sentiu uma entorse no tornozelo direito no clássico de domingo, e foi vetado pelo departamento médico.