Desde 2000 o Tricolor não iniciava tão bem o Estadual

O Paraná Clube realmente respira novos ares. Apesar do empate por 0 x 0 contra o Coritiba ter sido em casa e deixado a equipe na vice-liderança do Campeonato Paranaense, o início de temporada do Tricolor só dá motivos de comemoração para a torcida. Ao contrário de anos recentes, quando os paranistas demoravam para engrenar e sofriam com vários tropeços nos primeiros jogos do Estadual, em 2013 a situação é bem diferente. A série invicta neste cinco primeiros jogos, com três vitórias e dois empates, havia tempo era algo raro. Antes, só em 2000 o time tinha obtido uma largada tão espetacular.

Há 13 anos, o Paraná Clube emplacou as 11 primeiras rodadas sem perder, somando seis vitórias e cinco empates. Antes, o Tricolor só havia vivido um período maior de invencibilidade em 2010, quando na reta final da primeira fase daquele Estadual, após um começo irregular, emplacou a invencibilidade de sete jogos, com quatro vitórias e três empates. Em 2009, também obteve uma série invicta de cinco jogos, mas nas duas últimas rodadas da primeira fase e nas três primeiras da segunda.

Além disso, o Tricolor também aproveita a largada no Estadual para melhorar seu retrospecto em clássicos. Depois de passar dois anos e meio sem derrubar um dos rivais – até a vitória por 1 x 0 sobre o Atlético o triunfo mais recente havia sido um 1 x 0 sobre o Coritiba, pelo Paranaense de 2010, em Paranaguá -, o Paraná vem de três clássicos sem perder, contando o empate por 1 x 1 contra o Furacão pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro de 2012. Uma sequência que não acontecia desde 2007, quando também somou uma vitória e dois empates em clássicos, todos contra o Rubro-Negro, sendo dois pelo Estadual e um pelo Brasileirão.

Antes disso, havia somado 7 pontos em três clássicos consecutivos em 2006, quando empatou e venceu o Coxa pelo Paranaense e derrotou o Atlético pelo Campeonato Brasileiro. São números que, se não são garantias de que o time chegará ao título paranaense, encerrando o jejum que se arrasta desde 2006, pelo menos mostram que o clube mudou de rota para não repetir os erros do passado e tenta religar a chave do sucesso.